Detran-RJ anuncia reabertura de 31 unidades para atendimento de serviços de veículos

Alguns ajustes serão feitos para evitar aglomeração. O DETRAN também divulgou informações sobre o licenciamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Departamento de Trânsito do Rio (Detran) divulgou que pretende aumentar em 40% a oferta de serviços a partir da próxima terça-feira (08/09). O órgão anunciou também que serão reabertos mais 15 postos de vistoria e 16 unidades de serviço veicular (USV). No total, serão 65 postos de atendimento de veículos em funcionamento.

Na primeira semana de retorno, os 15 postos de vistoria vão oferecer apenas o serviço de licenciamento anual. O departamento fará ajustes na operação para seguir as recomendações de distanciamento social. Segundo as informações, por enquanto, o Detran funcionará com menos funcionários, já que parte da equipe faz parte de grupos de risco.

Nas próximas semanas, os postos deverão ter oferta maior para os serviços que necessitam de vistoria, como transferência de propriedade, alteração de características e troca de município. Contando com a ampliação de terça, o departamento comunicou que sobe para mais de 180 o número de postos já em funcionamento no estado.

“Mesmo com o aumento da oferta de vagas para o licenciamento, lembramos que já se encontra disponível o CRLV digital e, a partir de 2021, não teremos mais a emissão física do documento. Por isso, ressaltamos a importância da população se adaptar a baixá-lo em seus aparelhos eletrônicos. É muito mais prático para o cidadão”, explicou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.

Advertisement

Os postos de vistoria que irão reabrir são: Cocotá (Ilha do Governador), Parada de Lucas, Magé, Mesquita, Paracambi, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Valença, Cordeiro, Macuco, Casemiro de Abreu e Campos I (Rua XV de Novembro).

Já as unidades de Serviço Veicular que retomam os atendimentos são: Barra da Tijuca (Downtown), Campo Grande (West Shopping), Centro I (TJ), Centro II (15º Ofício), Guadalupe (Shopping Jardim  Guadalupe), Iraja (Shopping Via Brasil), Ipanema (Complexo Rubem Braga), Recreio (Américas Shopping), Sulacap (Jardim Sulacap), Itaguaí (Pátio Mix), Itaboraí (Plaza Shopping), Niterói I (Rua Desidério de Oliveira) e Niterói II (Niterói Shopping), Resende (Pátio Mix), Três Rio (Rua Manoel Duarte) e Cabo Frio (Unamar).

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran. Por conta da pandemia, o Detran pede que o proprietário busque pelo serviço presencial apenas se for necessário. O passo a passo para acessar a versão digital do CRLV está disponível no site do departamento.

O Detran também prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos por causa dos impactos da pandemia. Pelo novo calendário, carros com finais de placa de 0 a 2 tem até 30 de setembro de 2020 para retirar o CRLV 2020. Carros com os finais de placa de 3 a 6 têm até 31 de outubro de 2020 e os veículos com finais de placa de 7 a 9, até 30 de novembro de 2020.

Mesmo com a suspensão de prazos para alguns serviços por tempo indeterminado e com a prorrogação do calendário de licenciamento, o Detran liberou do agendamento para o licenciamento anual veículos em situação irregular, ou seja, aqueles que não têm o documento 2019 até o momento.

Para emitir o documento, o proprietário deve quitar os débitos de 2020, como a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o DPVAT, no site da seguradora Líder. Em seguida, se dirigir aos postos de vistoria que realizam atendimento drive-thru. Nesses casos, o procedimento só ocorre com a presença do veículo, ou se o proprietário for às unidades do Rio Poupa Tempo ou sede, sem necessidade de levar o automóvel.

Veículos que já estão aptos a realizarem a emissão digital não se enquadram nesses casos e não serão atendidos caso procurem a unidade para a emissão física do documento. Neste primeiro momento, para evitar aglomerações e para não diminuir a oferta de vagas para outros serviços nas unidades, haverá uma limitação de 20 atendimentos diários por unidade e estarão disponíveis sempre no horário de abertura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Detran-RJ anuncia reabertura de 31 unidades para atendimento de serviços de veículos
Advertisement

15 COMENTÁRIOS

  1. O Detran sempre foi podre. Pela quantidade de dinheiro que arrecada (basta ver o tamanho da frota de veículos) não era para estar nessa falência. Quem deveria fiscalizar? O Ministério Público que se pronuncie.

  2. Vergonha é apenas apelido para o Detran. Incrível o que está acontecendo e ao que estamos sendo submetidos. Estou tentando a muito fazer uma transferencia de propriedade junto com vários outros serviços. O engraçado é que para pagar tudo é bem rápido e simples mas na hora de obter o serviço tudo muda. Tendo todos os dias em vão marcar no site e quando telefono vem uma mensagem escrota dizendo que nao estão fazendo determinados serviços. E como um tapa na nossa cara, eles ainda emendaram o feriado de finados. Na sexta feira dia 30 de outubro vc era obrigado a ouvir uma mensagem dizendo que eles só voltariam a atender na terça feira dia 3 de novembro. Que nojo estou dos serviços publicos. Estão abusando horrores com essa pandemia. O deles está garantido enquanto a população que tem que pagar os impostos em dia e que tem que trabalhar, muitas vezes, dependendo desses serviços está completamente desamparada. Ë revoltante.

  3. Nada mudou o Detranrj está uma vergonha!! As vagas abrem as 8:00 E as 8:00 são encerradas. Uma vergonha. Só consegue quem contrata um despachante. Ninguém está conseguindo agendar.

  4. Estou há 2 meses tentando agendamento para primeira habilitação e o site não disponibiliza postos. Há dias em que 8h da manhã, apenas o de posto de Caxias está disponível e em 10 minutos aparece a mensagem de não ter mais vagas. Pelo telefone é impossivel realizar o agendamento. Fiquei 40 minutos numa mensagem eletrônica e quando fui atendida a mesma disse q as vagas estavam esgotadas, q eu deveria retornar a ligação no dia seguinte. Enfim, o Detran não está disponibilizando postos suficientes para atender a demanda. O pior de tudo é que o serviço é pago, não é um favor e sim obrigação em prestar um melhor serviço.

  5. No dia 14/08/20 minha filha, através da auto escola, como é exigido pelo Detran, optou por fazer prova teórica no Shopping Niterói mas até agora o Detran não marcou a data da prova e nem deu nenhuma resposta.
    Qual providência deve ser tomada?

  6. Houvi dizer que pagando ao despachante R$350,00 para agendamento de transferência de propriedade e comunicado de venda, se consegue na hora, mais pelo site e telefones jamais, tirem as suas conclusões.

  7. estou a 3 meses tentando fazer o agendamento para primeira habilitação e não consigo nem pelo telefone nem pelo site já terminei de pagar auto escola e até agora nada como devo proceder

  8. Estou tentando agendar a primeira habilitação a 4 meses e não consigo ligo 8:03 da manhã fico até 8:20 em espera até quando isso vai continuare quando atendem dizem que já acabou a vaga como faço para agendar no site não consigo

  9. Queria sabe quando vai volta o setor de habilitação campos dos goytacazes e sao francisco de Itabapoana esta precisando com urgência pois todos estado ja estão funcionando so o do rio de janeiro esta parado

  10. Queria saber quando a unidade de atendimento de paraty rj sera reaberto ?a cidade toda ja esta funcionando e so o detran que ainda nao volto estamos precisando dessa reabertura com urgência

  11. Estou dependendo de renovar minha carteira para poder marcar perícia e dá entrada na compra do carro com isenção de imposto.Se a carteira está vencida e foi prorrogada para data indeterminada, acho q poderia marcar a pericia e logo q for marcada a renovação , eu renovaria.

  12. Estou há mais de 1 mês tentando fazer o agendamento por telefone e pelo site, ligando assim que abre os serviços e nunca consigo vaga. Faço mais de 50 ligações por dia enquanto vou tentando pelo site em paralelo e até agora nada. E estou precisando dar início na autoescola para poder me manter no emprego atual.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui