Dia 27/11 será votado armamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Guarda Municipal do Rio

A Câmara Municipal e a Prefeitura do Rio definiram a data para a votação do projeto que permite o armamento da Guarda Municipal do Rio: 27 de novembro.  O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 23/2018, de autoria do vereador Jones Moura (PSD) e coautoria de outros 20 parlamentares, autoriza o uso de armas de fogo, garantindo, porém, capacitação e treinamento prévios. Recentemente o governador Wilson Witzel declarou apoio a proposta.

Apesar da declaração dada pelo secretário de Ordem Pública Gutemberg Fonseca, à Coluna “Extra, Extra”, de que a votação seria nesta quinta-feira, Jones Moura acordou com Fonseca a data do dia 27, para que os vereadores possam se planejar com mais antecedência e evitar que outros temas polêmicos sejam colocados na pauta simultaneamente. “É importante que não tenhamos projetos polêmicos para o dia dessa votação. E, sobre o nosso projeto em si, é importante destacar que, ao aprovarem, os vereadores entregarão para a cidade do Rio uma Guarda Municipal mais evoluída para a segurança pública, fazendo policiamento urbano e diminuindo os índices de roubos e homicídios”, disse o vereador, que afirma já ter os 34 votos necessários para a aprovação do projeto.

Presidente da Comissão de Segurança Pública, Moura já realizou 3 audiências públicas sobre o tema. A última, no dia 10 do mês passado, contou com a participação do pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Arvate, que mostrou um estudo que comprova a relação direta entre o armamento de Guardas Municipais e a redução de homicídios e outros crimes nas cidades. A pesquisa comprovou reduções de até 63% nos homicídios nos locais onde os guardas passaram a trabalhar armados. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia 27/11 será votado armamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. As Guardas Municipais armadas bem preparadas, ser?o bem vindas, para fazer o real papel de dar segurança aos seus moradores. O que o Estado até hoje n?o teve efetivo o suficiente para fazer esse papel.
    O Município sendo uma parte do território do Estado e a populaç?o Bem menor, poderá planejar em um prazo médio, ter o número ideal de Guardas bem preparados, com salários dignos, armamento, equipamentos de primeira com Câmara vem toda viaturas, n?o tem como diminuir a violença, deixando is moradores e turistas mais seguros podendo ir e vim com segurança. A segurança sabemos que é muito caro, mas os Municípios crescem mais rápidos e se pagam com as vindas de turistas e empresários investindo nesses Municípios seguros.
    A Uni?o pode ajudar, criando um fundo, para ajudar as prefreituras na Parte de equipamentos modernos. Os Estados deveram, diminuir seus efetivo de policiais, ficando pronto para apoiar qualquer Município que precisar de apoio e os poucos Municípios que n?o teram condições de ter as sua guarda Armada o suficiente para assumir a segurança de seu território. Também pode passar fazer o papel da Guarda Nacional que hoje é tirada uma parte do efetivo de cada Estados da PM para compor. Uma guarda caríssima, com essa mudança, a uni?o colocaria parte dessa grana nesse fundo o resto investir na infraestrutura do país.
    Estou fazendo meu papel de Cidad?o colaborando com idéias Reais.
    Pro futuro bem próximo, is Estado fundindo as duas policiais Estaduais em uma só civil completa como a Guardas Municipais passarem serem completas e Civis é Claro.
    Vamos cobrar dos nossos Prefeitos armarem e preparar muito Ben esses homens e mulheres para fazerem nossas seguranças dia e noite.
    Eleiç?o Ano que vem, é a hora de cobrar did candidatos juntos combos Vereadores colocar suas Futuras Guardas nas ruas.

  2. A guarda municipal exerce o poder de polícia a muito tempo e vem se destacando dia pós dia em patrulhamento ostensivo,garantindo o bem estar do cidadão, coibindo os ilícitos buscando passar na medida do possível sensação de segurança para os transeuntes….A guarda armada será um complemento necessário para que os cidadãos se sintam mais seguros,não somente estes,mais sim os próprios GMS ,pois além de efetuarem prisões constantemente, tem sua vidas ameaçadas o tempo todo por meliantes,que de uma forma geral vem ameaçando a integridade física do agente de segurança ,pai de família que precisa voltar pra casa…O guarda deve ser armado já!!! Para garantir uma cidade mais segura, e preservar segurança dos mesmos

  3. Conforme a lei federal 13.022 e areforma da Previdência, as Guardas Municipais devem ser armadas e atuar na Segurança Pública protegendo a população. Se não for assim não é Guarda Municipal, é outra instituição.

  4. Discordo em partes,a guarda municipal da cidade do RJ já vive essa realidade.porém não possui o armamento para sua defesa pessoal e para defesa dos munícipes.
    E como você havia dito se existe crime organizado logo se conclui que devemos ter uma guarda municipal armada e organizada para que se possa haver mais segurança nas ruas da cidade.

  5. Armamento da guarda municipal atrairá para ela para a mira do tráfico e da criminalidade organizada.
    Ou seja, até então não estavam os agentes na linha de tiro. Armada, passa a ficar.
    Qual bandido sabendo que a guarda está armada vai poupar o agente?
    Antes a lista era de PMs mortos.
    Agora teremos uma outra. Para os GMs.

    • Lei 13022/14 ,há lei é para ser cumprida por todos,além do que quem não é contra é a favor,quem se beneficia é o cidadão que não possui carro blindado nem muito menos segurança particular.

      • Você é um trouxa! – Além de ignorante na interpretação das leis.
        A Constituição reservou à guarda municipal atribuições específicas.
        Se mudar a Constituição, ok.
        Mas ao atropelo de um interpretação restritiva das normas de direito público que regem a atuação do Estado o legislador ordinário criou leis que situou as Guardas Municipais fora da Lei Maior.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui