Dia da Consciência Negra: Samba, feijoada e resistência na Gamboa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O dia 20 de novembro marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695. Uma data para reafirmar a resistência e a luta do povo negro na sociedade, por Zumbi, Dandara e todos os negros que lutaram por dignidade. Com esse objetivo o Instituto da Cultura e da História Afro-Brasileira (IHCAB), promove diversas atividades na próxima quarta-feira 20/11, Dia da Consciência Negra.

O evento será realizado na Gamboa e conta a participação de vários artistas da região conhecida como Pequena África carioca. O IHCAB engloba o Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira (Muhcab) e o Centro Cultural José Bonifácio. Todos são voltados para valorização e promoção da cultura afro-brasileira. O Muhcab é um museu de território que abrange toda a região da Pequena África. O local é mundialmente reconhecido por seu valor histórico para a cultura negra.

Estima-se que na região da Pequena África desembarcaram, no século XVIII, mais de 1 milhão de negros vindos da África para serem escravizados. Muitos deles morreram ainda no percurso, em virtude das condições insalubres dos navios negreiros. O local, ao lado do movimentado Centro da cidade, é um museu a céu aberto da memória do negro no Brasil, conforme explica o Presidente do IHCAB, Pedro Paulo Nogueira:

“Essa região representa a memória do nosso povo. Aqui foram enterrados cerca de 50 mil negros que não resistiram às condições de vida na época da escravidão. Essa parte da história ficou escondida por muito tempo. Por isso, além da tristeza das memórias, temos a missão de resistir para contar para o mundo nossa história. Foram os negros escravizados que construíram esta cidade”. 

Advertisement

A programação do dia 20 começa às 13h e conta com muito samba, feijoada e diversas apresentações de artistas locais. As atividades serão realizadas na sede do Instituto, na Rua Pedro Ernesto 80, na Gamboa. A entrada é franca e a programação completa pode ser conferida no link.

SERVIÇO:
Dia Da Consciência Negra na Pequena África
Data: 20/11
Local: Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa.
Horário: 13h às 20h
Entrada Gratuita
Realização: IHCAB
Contato: comunicacao.muhcab@gmail.com
(21) 97935-7017 – Marcela Canéro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia da Consciência Negra: Samba, feijoada e resistência na Gamboa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui