Dia da Consciência Negra será marcado por inúmeras atividades no Rio

A agenda integra o Novembro Negro Rio 2021, iniciativa que visa consolidar a política municipal de igualdade racial do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura do Rio promove neste fim de semana uma ampla programação para o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado (20/11). A agenda integra o Novembro Negro Rio 2021, iniciativa que conta com eventos, ações e lançamento de projetos estruturais. O objetivo é a consolidação da política municipal de igualdade racial do Rio.

Confira alguns destaques da programação:

SEXTA (19/11)

Haverá uma feira de artesanato e gastronomia no pátio externo do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura, na Cidade Nova. A ação é comandada pelo Comdedine-Rio e vai das 9 às 17 horas.

Já a Secretaria de Promoção da Mulher realiza uma palestra sobre Finanças Pessoais na Casa da Mulher Dinah Coutinho, em Realengo, a partir das 14h.

Advertisement

Às 18 horas, a Secretaria Municipal de Cultura inaugura o Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. O evento incluirá um pocket show de Áurea Martins, cantora com mais de seis décadas de carreira. Às 21h, o Teatro Rivalzinho, na Cinelândia, recebe o Baile da Velha Guarda do Funk, que contará com apresentações dos DJs Vinil, Marcelinho, Gello, Ricardinho e Galo da Rocinha.

SÁBADO (20/11)

No Dia da Consciência Negra, a agenda começa às 6h com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais, entre as quais uma apresentação do Maracatu Baque Mulher, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, localizado na Avenida Presidente Vargas. Às 9h, Dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Centro.

Às 10h, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde. Já o grupo Terreiro de Crioulo interpreta clássicos e novidades do samba na Toca da Criolice, em Padre Miguel, a partir das 11h. À tarde, às 16h, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.

À noite, o Planetário do Rio recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes, às 19h. Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, às 18h, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19h, com todos os solistas negros. Os ingressos estão à venda pelo site. O Cristo Redentor, por sua vez, ganha uma iluminação especial para marcar a data.

DOMINGO (21/11)

O Parque Madureira recebe, a partir das 9h, a Batalha dos Barbeiros. Profissionais da área podem se inscrever no local a partir das 10h. Às 13h, tem início a competição. Também a partir das 9h, a roda de samba do grupo Ofarerê agita a Praia dos Amores, na Barra da Tijuca.

A programação completa do fim de semana está disponível no site.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia da Consciência Negra será marcado por inúmeras atividades no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui