A previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que o Dia das Crianças, comemorado no próximo sábado, 12 de outubro, deve movimentar R$ 752 milhões no comércio varejista do Estado do Rio de Janeiro. Esse valor representa um aumento de 11,4% em relação ao ano passado. Os setores de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e brinquedos são esperados para liderar o volume de vendas.
“As datas comemorativas impactam significativamente a economia. Além de impulsionarem o comércio varejista, geram milhares de empregos temporários, muitos dos quais acabam sendo efetivados, além de proporcionar renda para a população. O Dia das Crianças é o terceiro evento mais relevante para o varejo, e o aumento da atividade econômica também contribui para a arrecadação do estado”, declarou o governador Cláudio Castro.
Caso a previsão da CNC se confirme, o resultado deste ano superará o de 2023, quando a previsão de vendas no estado foi de R$ 675 milhões.
“Em volume de vendas, o Dia das Crianças só fica atrás do Natal e do Dia das Mães. A contratação temporária, motivada pela demanda extra nessas datas, é fundamental para o mercado de trabalho, já que muitas dessas vagas se transformam em contratações efetivas”, avaliou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.