Fachada do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos principais pontos turísticos da capital fluminense, preparou uma programação especial para o Dia das Crianças, comemorado na próxima terça-feira (12/10).

As atividades começam às 09h, no Galpão das Artes, com o programa Rock Experience, da School of Rock, que levará aos visitantes a oportunidade de experimentar instrumentos de uma banda musical, como bateria, guitarra, teclado, entre outros.

Às 10h, o projeto Música no Jardim, edição de outubro, apresenta o show da House Band, formada por jovens, também da School of Rock, uma rede de escolas de educação musical que reúne mais de 40 mil alunos em 270 localidades espalhadas pelo mundo.

Às 14h, está prevista a atividade ”Detetive botânico em busca de espécies ameaçadas”. Com a finalidade de gerar conscientização em crianças e jovens sobre a importância da biodiversidade e sua preservação, grupos de ”detetives” botânicos percorrerão trilhas no arboreto do Jardim Botânico em busca de espécies ameaçadas da flora brasileira.

Conduzidos por educadores do Serviço de Educação Ambiental do Jardim Botânico, 3 grupos de crianças e jovens buscarão pistas de ”tesouros”, distribuídas pelo arboreto. Os tesouros contêm brindes e informações sobre espécies ameaçadas encontradas no Jardim, como pau-brasil, mogno, entre outras.

No arboreto do Jardim Botânico do Rio, existem mais de 300 indivíduos de espécies categorizadas como ameaçadas de extinção pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora)/JBRJ, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo sistema de critérios e categorias da União Internacional para Conservação da Natureza. O CNCFlora/JBRJ é referência nacional em geração, coordenação e difusão de informação sobre a conservação da flora brasileira.

O ponto de partida da atividade será o Museu do Meio Ambiente. Para participar, é preciso realizar inscrição prévia através do e-mail cvis@jbrj.gov.br ou pelo telefone (21) 3874-1808.

As atividades musicais e educacionais são gratuitas. Para entrada no arboreto há cobrança de ingresso. Vale mencionar que, em caso de chuva, as atividades no arboreto serão canceladas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui