Dia de São Cosme e Damião, o santo do Subúrbio Carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para mim não há um santo, ou melhor, um par de santos mais ligado ao subúrbio carioca do que São Cosme e São Damião. Ok, tem São Jorge, mas ele é cultuado pelo mundo todo, enquanto nossos gêmeos não tem essa popularidade toda, se não fosse nosso subúrbio seria quase esquecido.,

Sempre achei que se São Jorge tem um feriado no Rio de Janeiro, seria mais do que justo que São Cosme e Damião também tivessem. Os santos gêmeos tem uma identificação enorme com nossa cidade, em especial com o Rio de Janeiro. Diria até que o Rio tem 4 padroeiros, São Sebastião, o oficial, São Jorge e os gêmeos.

Você que está lendo e mora ou morou no subúrbio com certeza já correu atrás de doces. Todo o dia 27 de setembro me lembro de correr com meu irmão durante todo o dia pelas ruas da Praça Seca e Valqueire a procura de doce. E a cada ando menos casas davam… mas ainda é possível ver alguns lugares e carros.

Para quem não sabe, Cosme e Damião, esses irmãos gêmeos, na verdade se chamavam Acta e Pasio, exerciam a medicina na Síria sem cobrar nada por isso e são hoje patronos dos cirurgiões. Não há certeza sobre a forma que forma que foram martirizados. Mas conta que depois de mortos começaram a aparecer para ajudar as crianças que sofriam de violência.

Advertisement

São Cosme e Damião - Ibeji por Gláucia Góes

São Cosme e Damião, assim como São Jorge, tem uma ligação muito forte com as religiões afros. Eles seriam associados, pelo sincretismo, aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces. Daí a razão para dar doces pela nossa cidade.

Infelizmente alguns intolerantes atacam bastante o nosso querido 27/09, exatamente por esta ligação com as religiões afros. Lembro que quando era criança sentia tanta pena de um amigo que tinha que ficar em casa já que a mãe o proibia de pegar doce devido a religião que professava…

Lenda sobre os ibejis

Havia em um reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a orumilá que o levasse para perto do irmão. Sensibilizado pelo pedido, orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.

Oração a São Cosme e São Damião

E Viva Cosme e Damião!!!! por Doktor Mabuse

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(nome dos filhos)
E de minha família.

Agora e sempre,

Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!

Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia de São Cosme e Damião, o santo do Subúrbio Carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui