Dia de São Cosme e São Damião em tempos de pandemia

Muitas pessoas temem pelas aglomerações e o risco de contaminação durante tradicional distribuição de doces

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
2019 - Garotada com saquinhos de doce em comemoração à 27 de setembro - Foto: Reprodução/Internet

A pandemia de Covid-19 impactou em diversos fatores e trouxe diversas mudanças, que atingem até as tradicionais comemorações pelo Dia de São Cosme e São Damião, no dia 27 de setembro. Nesta data, todo ano, fiéis distribuem doces às crianças em homenagem aos santos.

Com o contexto atual causado pelo coronavírus, muitas pessoas que tinham o hábito de participar da comemoração estão receosas, já que a distribuição dos doces poderia causar uma possível aglomeração. Carla Cristina é analista de departamento pessoal, mas nunca abriu mão de fazer parte da tradição. Neste ano, porém, ela relata que não se sente segura, pois poderia se contaminar ou levar o vírus para casa, caso participasse.

Lá em casa sempre foi uma tradição, quando eu era criança via minha mãe se organizando para distribuir os doces e depois passei a distribuir também, mas não me sinto segura em participar esse ano. Posso arriscar a saúde da minha mãe, posso arriscar a minha saúde, isso coloca em risco todos da minha família, então decidi que a comemoração vai ficar para depois da pandemia”, ela contou.

Assim como Carla, muitas pessoas vivem o mesmo impasse em relação à data: temem a contaminação, mas não querem deixar a tradição de lado. Para solucionar a questão, a casa do Raio Dourado de São Francisco de Assis, em Coelho Neto, decidiu distribuir doces, brinquedos, roupas, sapatos e cestas básicas com hora marcada e higienização dos donativos.

Advertisement

As senhas foram distribuídas no dia 18 de setembro e as doações vão acontecer na calçada em frente à instituição. No chão, diversos círculos foram desenhados para garantir o distanciamento e evitar aglomerações. A casa Raio Dourado de São Francisco de Assis aceita doações em diversos pontos da cidade. Para saber onde doar, basta acessar a página no Facebook.

São Cosme e São Damião eram dois irmãos gêmeos que morreram por volta de 300 a.C. e, por terem exercido a medicina sem cobrar por isso, acabaram virando santos. A comemoração de distribuir doces às crianças, deixou de ser ligada apenas à Umbanda e ao Candomblé (a Igreja Católica celebra no dia 26) e acabou se expandido à população de maneira geral, ou seja, saiu um pouco do âmbito apenas religioso e se tornou, há muitos anos, uma tradição no Rio de Janeiro. Desta vez, será realizada de maneira um pouco diferente, seguirá como um patrimônio cultural carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia de São Cosme e São Damião em tempos de pandemia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui