Dia de São Cosme e Damião no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Viva São Cosme e Damião por Gabriel Prehn BritoSempre achei que se São Jorge tem um feriado no Rio de Janeiro, seria mais do que justo que São Cosme e Damião também tivessem. Os santos gêmeos tem uma identificação enorme com nossa cidade, em especial com o Rio de Janeiro.

 

Você que está lendo e morou no subúrbio com certeza já correu atrás de doces. Todo o dia 27 de setembro me lembro de correr com meu irmão durante todo o dia pelas ruas da Praça Seca e Valqueire a procura de doce. E a cada ando menos casas davam… mas ainda é possível ver alguns lugares e carros.

Advertisement

São Cosme e Damião, assim como São Jorge, tem uma ligação muito forte com as religiões afros. Eles seriam associados, pelo sincretismo, aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces. Daí a razão para dar doces pela nossa cidade.

 

Infelizmente alguns intolerantes atacam bastante o nosso querido 27/09, exatamente por esta ligação com as religiões afros. Lembro que quando era criança sentia tanta pena de um amigo que tinha que ficar em casa já que a mãe o proibia de pegar doce devido a religião que professava…

 

Foto: Viva São Cosme e Damião por Gabriel Prehn Brito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia de São Cosme e Damião no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui