Dia do Agricultor: RJ tem mais de 160 mil trabalhadores rurais em todo o estado

Com a chegada da nova lei de isenção do ICMS no fornecimento de energia elétrica, ao menos 30 mil propriedades rurais do RJ poderão ser beneficiadas nos próximos anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta quarta-feira, dia 28 de julho, comemora-se no país o Dia do Agricultor. No Rio de Janeiro, especificamente falando, o mercado agropecuário vem se sendo um forte gerador de emprego e renda, funcionando como engrenagem fundamental para fortalecer e movimentar a economia fluminense.

De acordo com o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017, existem no estado do RJ mais de 160 mil trabalhadores rurais na produção agrícola para 190 mil hectares em terras cultivadas. A base do agro no estado se dá através da agricultura familiar, são os pequenos e médios produtores que trabalham de sol a sol para que não nos falte alimento.

Com a chegada da nova lei de isenção do ICMS no fornecimento de energia elétrica, ao menos 30 mil propriedades rurais do Rio de Janeiro poderão ser beneficiadas nos próximos anos. A isenção, no entanto, está condicionada à comprovação anual da exploração da atividade agrícola ou pecuária e de alguns documentos.

”O agronegócio é sinônimo de muito orgulho para o estado. O setor agropecuário, representa grande parte da economia do estado. A Secretaria de Agricultura, parabeniza o trabalhador rural que dia após dia dá o seu suor na lavoura para trazer um alimento de qualidade. O agro conquistou grandes vitórias: batemos a meta na vacinação da febre aftosa, inauguramos o Espaço do Agricultor em Miguel Pereira que será replicado em todos os municípios, e a mais recente conquista a isenção de ICMS sobre energia elétrica nas propriedades rurais do estado. A Secretaria sempre estará andando ao lado do agricultor disponibilizando incentivos através do Agrofundo, para auxiliar na produção e aquisição de equipamentos”, ressalta Marcelo Queiroz, secretário estadual de Agricultura do RJ.

Advertisement

Mesmo em meio às dificuldades da pandemia do novo coronavírus, os agricultores não pararam de trabalhar e seguiram na missão de alimentar, preservar e acima de tudo, dedicar amor a atividade de todos os dias. Foi assim com dedicação que o agricultor Washington Sato, de Guapimirim, município da Baixada Fluminense, contornou as dificuldades desse período complicado.

”Sou produtor de milho, aipim, quiabo, feijão e meu carro chefe é a goiaba. Possuo uma pequena agroindústria produtora de goiabada. Nossa produção anual é cerca de 100 ton da fruta. Na pandemia foi um pouco complicado, porém a comercialização foi mantida, não paramos um dia sequer, sempre seguindo com as precauções e protocolos. Com o apoio da Emater-Rio, através do Agrofundo, utilizamos a linha de crédito, Prosperar, que nos ajudou na aquisição de máquinas e equipamentos para a fábrica sendo de fundamental importância para continuarmos atendendo a demanda”, explicou o produtor.

O protagonismo feminino vem se destacando cada vez mais. As mulheres vêm conquistando seu espaço no campo e se torna fundamental para a agricultura.

”Trabalhamos com a produção de flores com destaque para girassóis que na minha família vem de geração em geração. Começou com meus avós, depois com meus pais e hoje assumo essa missão ao lado do meu marido Leandro e do nosso filho, Lucas. Temos muito orgulho do nosso trabalho. Passamos por dificuldades por conta da pandemia, mas nunca desistimos. Com a ajuda da linha de crédito, Florescer, foi possível investir na nossa produção que hoje é de 700 molhos de girassol por semana”, disse a produtora Claudia Carvalho Lage, de Miguel Pereira, na região Centro-Sul do estado.

Incentivo

Vale lembrar que, no RJ, há o ”Agrofundo”, programa de fomento agropecuário e tecnológico da Secretaria de Agricultura, operacionalizado pela Emater-Rio, que concede financiamentos a juros baixos a produtores rurais, através de diversas linhas de fomento: Multiplicar, Prosperar, Florescer, Cultivar, Frutificar, Rio Leite, Energia Limpa, Rio Ovinos, Rio Mel e Rio Genética.

Do início da pandemia até agora, foram mais de 220 produtores beneficiados, totalizando um pouco mais de R$ 4 milhões em créditos concedidos. Para solicitar o empréstimo, vale ressaltar, é necessário entrar em contato os escritórios locais da Emater-Rio ou através do e-mail agrofundo.rio@gmail.com.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia do Agricultor: RJ tem mais de 160 mil trabalhadores rurais em todo o estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui