O Dia do Homem pode fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. Para isso a Câmara Municipal precisa aprovar projeto de lei do vereador João Mendes de Jesus que inclui a data comemorativa, celebrada em 15 de julho, no calendário oficial da cidade.
A iniciativa visa promover uma reflexão sobre a importância da saúde, do bem-estar e da participação ativa dos homens na sociedade, na família e na construção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero.
“O presente projeto de lei visa instituir o dia 15 de julho como o Dia do Homem no Município do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover uma reflexão ampla sobre a importância da saúde, do bem-estar e da participação ativa dos homens na sociedade, na família e na construção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero”, justifica o vereador.
A data seria uma oportunidade para debater temas como saúde masculina, prevenção de doenças, saúde mental e emocional, além do papel dos homens na construção de uma sociedade mais igualitária, com foco no combate à violência de gênero e na promoção de relações mais respeitosas.
“A proposta surge da necessidade de reconhecer e tratar de questões específicas relacionadas à saúde masculina, como doenças preveníveis, saúde mental e emocional, que ainda são negligenciadas em muitos contextos sociais”, destaca o texto do projeto.