O comércio do Rio de Janeiro está com expectativas moderadas, mas otimistas, para o Dia dos Namorados, terceira data mais importante do varejo após o Natal e o Dia das Mães. De acordo com levantamento do CDLRio e do SindilojasRio, a estimativa é de um crescimento de 3% nas vendas em relação ao ano passado. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 24 de maio, com 250 lojistas da capital.
Entre os produtos mais buscados, aparecem agasalhos, roupas esportivas, tênis, bolsas, acessórios, perfumes, joias, lingerie, celulares, cosméticos e flores. O valor médio por presente deve ficar entre R$ 150 e R$ 180, repetindo o patamar de 2024.
A forma de pagamento preferida deve continuar sendo o cartão de crédito parcelado, seguido por débito, Pix, crediário e dinheiro.
A Zona Norte deve liderar as vendas, com expectativa de aumento de 28%, seguida pela região central (26%), Zona Sul (24%) e Zona Oeste (22%).
O preço, segundo os lojistas, é fator determinante. Com base no IPCA até abril, os itens mais procurados já apresentaram elevação moderada: perfumes (4,53%), roupa feminina (2,31%), maquiagem (1,72%), joias e bijuterias (1,18%). No setor de serviços, os maiores reajustes foram em cinema, teatro e concertos (6,39%) e alimentação fora de casa (2,26%).
Mesmo com alta nos preços, a inflação do Rio (2,17%) segue abaixo da média nacional (2,48%), o que pode favorecer a disposição de compra na região.
“O Dia dos Namorados exige do comerciante a capacidade de transformar o ato da compra em um gesto de afeto memorável”, destacou Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.
Para ele, apesar da conjuntura menos expansionista com juros altos, a data ainda representa uma oportunidade importante de incremento de receita. “Planejamento, kits promocionais, ambiente agradável e bom atendimento são fundamentais para atrair o consumidor”, concluiu.