Dia dos pais: 75% dos moradores do Rio de Janeiro pretendem comemorar a data

Pesquisa feita pelo Instituto Rio 21 destaca que entre os entrevistados que não irão comemorar a data, o principal motivo é não ter pai ou com quem comemorar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

Mais uma data importante para a população e para o comércio se aproxima: o Dia dos pais. E mais um ano em meio às dificuldades em decorrência da pandemia de COVID-19. O Instituto Rio21, em parceria com o DIÁRIO DO RIO, realizou uma pesquisa para saber como os cariocas e fluminenses pretendem comemorar o Dia dos pais neste ano.

De acordo com Ana Flávia Assumpção, Diretora de Pesquisa do Instituto Rio21: “A pesquisa teve como objetivo compreender os impactos da pandemia em mais essa data comemorativa, tanto para o comércio como para a população do Estado do Rio de Janeiro”.

A pesquisa contou com 385 respondentes* e o período de coleta se deu entre 12 e 25 de julho. Abaixo, apresentamos uma prévia dos resultados:

De acordo com os dados coletados, 75% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos pais neste ano, 19% não pretendem comemorar e 6% não sabem ou não quiseram responder.

Advertisement
image 45 Dia dos pais: 75% dos moradores do Rio de Janeiro pretendem comemorar a data

Dentre os 75% dos moradores do Estado do Rio de Janeiro que pretendem comemorar a data, 50% irá cozinhar ou encomendar uma refeição especial. A segunda forma de celebrar mais citada foi “fazer uma visita pessoalmente”, que corresponde a 20% das respostas recebidas.https://4438ac9e30adcd1b0a05844b7679f188.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em contraste, as formas de comemoração menos citadas entre os entrevistados foram “sair para comer fora no bairro onde eu moro” e “sair para comer fora em um bairro diferente de onde eu moro”, que equivalem a 8% e 7% das respostas. O que pode indicar um reflexo da pandemia, no sentido de evitar possíveis aglomerações em bares e restaurantes, que são comuns nessas datas comemorativas.

image 46 Dia dos pais: 75% dos moradores do Rio de Janeiro pretendem comemorar a data

Entre os entrevistados que não irão comemorar a data, o principal motivo é não ter pai ou com quem comemorar – o que corresponde a 48% das respostas. A segunda justificativa mais citada foi “não estou animado para comemorar”, que representa a resposta de 15% dos entrevistados desse grupo.

image 48 Dia dos pais: 75% dos moradores do Rio de Janeiro pretendem comemorar a data

* Amostra calculada de acordo com a população do Estado do Rio de Janeiro com grau de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

Produção: Instituto Rio21
Direção de Pesquisa: Ana Flávia Assumpção
Análise e produção dos dados: Carolina Carvalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia dos pais: 75% dos moradores do Rio de Janeiro pretendem comemorar a data
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui