Dia internacional do Yoga e Dia do Atleta Olímpico. Duas datas com muito em comum

Colunista Rosane Ventura comenta as similaridades entre Yoga e atletas de alta performance

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Hoje é dia 21 de junho, dia internacional do Yoga. Em dois dias será o Dia do Atleta Olímpico. Duas datas quem têm muitas similaridades.

Os índices de transtornos mentais dos atletas de elite são equivalentes ou superiores aos da população geral, conforme a ciência já vem comprovando. Uma meta-análise desenvolvida a partir da revisão de cinco bancos de dados e mais de 20 artigos científicos publicados até 2018 (meta-análise de Gouttebarge etal) mostrou que há uma prevalência de sintomas e transtornos de saúde mental, sendo que 19% dos atletas podem apresentar uso indevido de álcool e 34% deles, sintomas de ansiedade ou depressão. 

Medina, Simone Biles, Michael Phelps, Diego Hypólito e a tenista Naomi Osaka. Estes são apenas alguns nomes de atletas conhecidos que possuem algo em comum. Todos passaram por situações parecidas.

E o que isso tem a ver com Yoga? Tudo!

Advertisement

E eu só descobri isso quando comecei a atender atletas de alta performance. Não é à toa que a seleção da Alemanha venceu em 2014 com uma equipe de atletas preparados, não só fisicamente, mas também mentalmente e emocionalmente. A saúde deve ser vista de forma integral e, para tal, é preciso considerar os demais aspectos do ser humano fora o corpo físico, não é mesmo?

E seja você um atleta ou não, pode sim encontrar no Yoga uma grande aliada para uma vida mais equilibrada e feliz. Yoga não é sobre ser magro, alongado e muito menos fazer posturas mirabolantes.

Onde tem emoções desarmonizadas e desequilíbrio mental, o Yoga é fundamental.

Uma filosofia que não só harmoniza corpo, mente, emoções e espírito, mas que também transforma e ressignifica a vida de muitas pessoas, que passam a ampliar sua perspectiva de mundo através de uma vida mais consciente, equilibrada e plena. Com mudanças naturais e significativas que acontecem de dentro para fora.

Por se tratar de uma prática tão completa, muitas outras técnicas têm surgido a partir dela e ganhando novos nomes e “embalagens”.

E diferente do que muitos falam sobre isso ser um desrespeito ao Yoga, eu digo: Yoga é sobre ser livre! E se é para o bem e para que se atinja mais pessoas, que assim seja! O que importa é que essa filosofia – poderosíssima – chegue cada vez mais para todos, mesmo que disfarçado de outro nome ou roupagem.

Vale a pena se entregar em uma aula experimental de Yoga caso ainda não tenha feito. E mais, se já o fez e não se identificou, te falo com muita convicção, tentar a mesma coisa em momentos diferentes da vida pode ser bem surpreendente. Então, te convido: SURPREENDA-SE!!!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dia internacional do Yoga e Dia do Atleta Olímpico. Duas datas com muito em comum
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui