Diário de um padrasto: ‘A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo’

'Em um país em que os estudantes são obrigados a abandonarem seus cursos, estudos e pesquisas em virtude da falta de dinheiro, investir em jovens que desejam transformar o Brasil em um país melhor parece ser um bom caminho'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo

É com a frase de Nelson Mandela que inicio falando sobre a importância de investirmos na educação no nosso país. Em maio deste ano, observamos a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), eleita a melhor universidade federal do Brasil pelo ranking britânico QS Latin America 2022, anunciar que poderia fechar suas portas nos próximos meses devido à falta de recursos financeiros. O cenário é resultado de uma série de ações que anunciaram o desmonte da educação pública no Brasil. O orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual para o sistema federal de educação técnica e superior, em 2021, foi 18,16% inferior ao previsto para 2020, além do fato de que parte desse orçamento encontra-se bloqueado. Como pode-se imaginar, os resultados são catastróficos, com inúmeras universidades correndo o risco de fecharem às portas.

Paralelamente a essa situação, vemos diversos estudantes que buscam superar as adversidades e transformar o Brasil em um país melhor, por meio da educação. Esse é o caso da Liz, estudante de Relações Internacionais na UFRJ. Recentemente, ela recebeu a notícia de que foi aprovada para fazer intercâmbio na Universidade de Ohio, que está no Top 15 Melhores Escolas de Negócios Públicas dos Estados Unidos, em julho de 2022, com bolsa de 50%. Mas, infelizmente, ela não possui condições financeiras de arcar com os custos que a bolsa não cobre.

A Liz, que é filha de mãe solo, teve sua renda familiar afetada pela pandemia, assim como a metade dos brasileiros. Hoje, a renda que ela possui como estagiária é a principal fonte de seu sustento. Mas isso não a impediu de correr atrás dos seus sonhos. Para driblar esse obstáculo, ela vendeu rifas online, começou a dar aulas de inglês e criou uma vaquinha online para arrecadar o valor do intercâmbio e conseguir ir para Ohio. No entanto, está sendo difícil conseguir doações e ela ainda está longe de angariar a quantia necessária.

Advertisement

Em um país em que os estudantes são obrigados a abandonarem seus cursos, estudos e pesquisas em virtude da falta de dinheiro, investir em jovens que desejam transformar o Brasil em um país melhor parece ser um bom caminho. Você pode transformar a vida dela e investir no sonho de uma jovem que acredita na educação e quer mudar o Brasil, assim como você. Para ajudar a Liz, você pode doar na vaquinha online (http://vaka.me/2237878), fazer um PIX de qualquer valor  (liz.bessa@yahoo.com.br) ou simplesmente compartilhar essa história para ela alcançar mais pessoas.

A união faz a força. Vamos ajudar a Liz a realizar esse sonho!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Diário de um padrasto: 'A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui