Diário de um Padrasto: Conecte-se com seu filho sem precisar de Wi-fi

Num mundo cheio de distrações virtuais, é fácil confiar na tecnologia entreter seus filhos, mas será saudável?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Num mundo cheio de distrações virtuais, é fácil confiar na tecnologia entreter seus filhos, mas será saudável?

Esse não vem sendo um assunto fácil, principalmente em tempos de incertezas pandêmicas, o real é melhor que o ideal, então muitas das vezes não vai dar para tirar a tela como gostaríamos, bem utilizada ela pode quebrar um bom galho na vida de muitas famílias, mas é bom saber que isso tem um preço.

Olhar para uma tela digital durante longos períodos pode causar vários problemas: lesões oculares, obesidade, desenvolvimento cerebral impedido e privação de sono. Porém, estes não são os únicos malefícios, visto que há um distanciamento entre a criança e sua família.

Eu muitas das vezes passo mais tempo que o necessário fuxicando o instagram, mas preciso ser sincero, poderia utilizar menos tempo de tela, acho que isso me ajudaria em diversas outras coisas, praticar mais exercícios e a leitura são dois itens que estão no planejamento.

Advertisement

Um casal de amigos me pediu umas dicas de como ficar mais próximos ao seus filho sem prejudicar a sua já super, hiper, mega rotina corrida, separei três que acho tranquilas

1- Cozinhar juntos.

Cozinhar com os seus filhos é uma ótima forma de ligação, e não tem de envolver a Internet. Pode consultar um livro de receitas, ou se tiver de procurar uma receita online, basta anotar o que julgar necessário e desligar o telefone.

2- Converse com seu filho

Esta prática é sobre estar presente, não sobre oferecer soluções ou transformá-la numa sessão terapêutica. Dê toda a sua atenção ao seu filho, mostre que você se importa com ele e que valoriza o tempo que passam juntos.

3- Leia um livro juntos

Ler em voz alta para as crianças estimula a criatividade, imaginação e compreensão. Ajuda as crianças a compreenderem a linguagem e a palavra escrita. Dessa forma, você estará ajudando seu filho a desenvolver importantes capacidades auditivas, que eles irão utilizar durante toda a sua vida.

O uso de tela não precisa ser totalmente restrito, mas limites são indispensáveis, se não, quando vai se ver passou o dia todo ali, e isso não será nada legal lá na frente, o preço será alto e quem vai pagar são vocês e seus filhos.

A melhor alternativa é saber educar, conversar com as crianças quanto ao uso destes dispositivos, conecte-se com seu filho através de atividades simples e veja como a relação de vocês vai ficar cada vez melhor.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Diário de um Padrasto: Conecte-se com seu filho sem precisar de Wi-fi
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui