Diário de um Padrasto – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

É urgente que o Estado brasileiro desenvolva campanhas e mecanismos de proteção e prevenção

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A violência sexual atinge crianças e adolescentes de todas as idades e classes sociais, infelizmente ontem, justamente no dia de nacional de referência ao combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Dário do Rio noticiou um levantamento da Secretaria Municipal de saúde, que constatou o aumento em 50% dos números de casos sofridos por crianças de 0 a 9 anos de idade, durante a pandemia em nossa cidade.

Não temos nenhum motivo para comemorar, segundo o mesmo levantamento, a maioria dos casos acontecem com meninas, e de cada 10 crianças que sofreram agressões, 7 foram dentro de suas próprias casas, ou seja, os agressores e abusadores são pessoas próximas e de convívio constante com a criança.

É urgente que o Estado brasileiro desenvolva campanhas e mecanismos de proteção e prevenção, segundo dados da ONG Childhood pela proteção da infância, fundada pela rainha Silvia da Suécia, que é brasileira, somos o quarto país no mundo em casamentos infantis, durante o ano de 2018 recebemos 60 mil denuncias de pornografia infantil na internet, cerca 70% das 527 mil pessoas estupradas anualmente no Brasil são crianças e adolescentes, mais de 50% das crianças sexualmente abusadas tem entre 1 e cinco anos e o mais preocupante desses números absurdos, estima-se que menos de 10% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes sejam denunciados as autoridades competentes.

É muito importante que esse tema seja discutido, a ausência de debate facilita a vida do abusador, é tarefa de toda a sociedade brasileira colocar o dedo nesta ferida, debater, identificar e denunciar, toda criança merece ser criança e estar protegida, levar uma vida normal, com garantias de direitos e livre de agressões.

Advertisement

Fique atento aos seguintes comportamentos, eles podem identificar casos de assédios ou agressões:

  • Mudanças bruscas de comportamento sem explicação aparente.
  • Mudanças súbitas de humor, comportamentos regressivos e/ou agressivos, sonolência excessiva, perda ou excesso de apetite.
  • Baixa autoestima, insegurança, comportamentos sexuais inadequados para a idade, busca de isolamento.
  • Lesões, hematomas e outros machucados sem uma explicação clara ou coerente de como aconteceram.
  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Fugas de casa e evasão escolar.
  • Medo de adultos estranhos ou conhecidos, de escuro, de ficar sozinho e de ser deixado próximo ao potencial agressor.

Lembre-se, acontecem em todas as classes sociais, muitas vezes embaixo de nosso próprio nariz, fique atento, em caso de suspeita procure imediatamente ajuda especializada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Diário de um Padrasto - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. (VALE ESSE TEXTO, POR GENTILEZA, DESCONSIDERE O OUTRO COMENTÁRIO).
    Só achei estranho em colocar “Diário de um padrasto….” Esse título refere-se mesmo que indiretamente, que os padrastos são os culpados ou em sua maioria responsáveis por esses absurdos que vem acontecendo? Caso sim, o autor deveria se atentar que inclusive mães e madrastas tem feito coisas que ultrapassam nosso entendimento e nossa compreensão de tão bizarras. Temos que ter cuidado com as palavras, pois a narrativa sugestiva tem sido usada muito para induzir as pessoas para um caminho preconceituoso e nocivo, embora acredito que o autor não queira passar isso, mas olhando o texto é isso que passa.
    Enfim… só uma sugestão para combater esse mal de forma mais perceptiva e que todos entendam logo na leitura do título.

  2. Só achei estranho em colocar “Diário de um padrasto….” Esse título refere-se mesmo que indiretamente, que os padrastos são os culpados ou em sua maioria responsáveis por esses absurdos que vem acontecendo? Caso sim, o autor deveria se atentar que inclusive mães e madrastas tem feito coisas que ultrapassam nosso entendimento e nossa compreensão de tão bizarras. Temos que ter cuidado com as palavras, pois a narrativa sugestiva tem sido usada muito para induzir as pessoas para um caminho preconceituoso e nocivo. Vide que mesmo o Comunismo tendo matado milhões na Rússia, Croácia, Lituânia e etc, etc, etc, tem gente que ainda acredita nisso.
    Enfim… só uma sugestão para combater esse mal de forma mais coerente e responsiva.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui