Salve nosso Rio de Janeiro, onde só fica no tédio quem quer! Quer saber das dicas do fim de semana? Então, vamos. No dia 18 de agosto, às 19h, o Consulado Argentino (Praia de Botafogo, 228) promove o espetáculo de Tango, “Bestias Exiliadas”. A atração tem música ao vivo e apresenta os bailarinos Luciano Bastos e Cecília González, em um show de Tango, com entrada gratuita. Isso aí, de graça!
Além disso, após o sucesso “Zona Franca”, que lotou o Teatro Nelson Rodrigues numa curtíssima temporada, a Cia Suave retorna ao Rio de Janeiro, apresentando gratuitamente o espetáculo “Suave” através do projeto “Suave na Educação”, que contempla ainda por cima apresentações em escolas municipais da capital. A primeira apresentação acontece dia 17 de agosto, às 19h, no Museu da Maré. Na sequência, a Cia leva o espetáculo e uma oficina à Arena Cultural Dicró (Rua Flora Lôbo, s/n – Penha Circular), dia 18 de agosto das 16h às 19h, e segue circulando com o espetáculo pela zona norte e oeste carioca.
A grande atriz Léa Garcia ganha homenagem na Zona Sul com a exibição gratuita da versão online da peça “Mãe baiana” nos dias 19 e 20 de agosto (sábado e domingo), no Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema). A exibição será antes do espetáculo “Mãe de santo”, que está em cartaz na mesma sala e compõe a trilogia “Matriarcas” ao lado de “Mãe preta” e da própria “Mãe baiana”. Entrada franca, com retirada de ingresso uma hora antes da exibição.
Blues na Serra
Para a galera da região serrana, a boa é curtir um dos precursores do blues no Brasil, Big Gilson, estará nesta sexta-feira (18), no Soberano (Soberano Itaipava – Shopping Estação Itaipava – Estr. União e Indústria, 11000, loja 104, Petrópolis). Acompanhado do baixista Pedro Leão e do baterista Gil Eduardo, o músico irá apresentar os sucessos de sua trajetória de antes e depois do álbum “Aqui pra Você”, o qual teve indicações em duas categorias ao Grammy Latino em 2016. Ainda por cima, o show contará com a participação do guitarrista Eddie Pimentel.
Por outro lado, pela velha Lapa, tem a “ViráDaRoda”, roda de samba da cantora e compositora Marina Iris, no Casarão do Firmino (Rua da Relação, 19), sexta-feira (18), a partir das 19h. O evento chega a sua segunda edição com participações de Jéssica Ellen, Nego Alvaro e Bell Barbosa.
A cantora, compositora, atriz e performer franco-brasileira Marysa Alfaia apresenta o show Marysa Alfaia & Banda, no Jungle Garden Pub (Rua Martins Ferreira, 48 – Botafogo), neste sábado (19), no estilo “Samba-House”, mistura de ritmos tradicionais brasileiros como a bossa-nova, o samba e o maracatu com a house music europeia.
Cinema? Na Cinemateca do MAM, na sexta (18) às 20h, terá um debate imperdível com a presença da diretora Paz Encina e da montadora Jordana Berg após a sessão gratuita de “Eami”, que conta a história de Asoja, uma mulher-deusa-pássaro que transmuta seu espírito. Ela era um tigre, ela era uma planta, ela era uma onça e hoje ela é uma menina, Eami, que deve curar sua dor. Falado na Língua Ayoreo, o novo filme da diretora Paz Encina (do aclamado “Hamaca Paraguaya”) recebeu o Tiger Award de Melhor Filme, prêmio principal do Festival de Rotterdam.
Por fim, nas dicas do fim de semana carioca, no sábado (19), tem o lançamento do livro “Vozes à Flor da Pele – uma humanitária brasileira em busca de propósito”, escrito por Fernanda Baumhardt e publicado pela Editora Lacre. É sobre uma mulher que redireciona sua carreira para dar voz a minorias excluídas pela mídia, especialmente mulheres em zonas de conflito internacional. Um dos grandes diferenciais da obra é que a autora mistura a narrativa de suas missões com sua vida pessoal. Será na Janela livraria (Rua Maria Angélica 171, Jardim Botânico).