Festival do Rio 2022: confira as dicas do fim de semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Elenco e equipe de Transe no Festival do Rio
Elenco e equipe de 'Transe' no Festival do Rio 2022 (foto: Alvaro Tallarico)

Está chegando ao fim o Festival do Rio 2022. É o último final de semana do evento, mas ainda dá tempo de aproveitar muita coisa, inclusive as premiações, que acontecem no domingo, dia 16, no imponente Cine Odeon CCLSR. Além disso, o Festival segue com produções do streaming e apresenta As Nadadoras, do Netflix, no sábado, assim como uma sessão seguida de debate do filme Transe, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães, o qual pude assistir na noite de sexta-feira (14/10) e traz todo um contexto político a partir de um triângulo amoroso.

O clássico Priscilla, a rainha do deserto ganha exibição em versão remasterizada para o cinema e com presença do diretor Stephan Elliott. Antes, no NET Botafogo, tem o Cine Concerto que junta a percussão de Lan Lanh e a guitarra elétrica de Armandinho Macedo tocando a trilha sonora durante a projeção de nove curtas-metragens animados.

Na praia, de graça e a céu aberto tem Pluft, o fantasminha e a animação de sucesso Rio no sábado; e Frozen 2 no domingo.

Por fim, no domingo, a cerimônia de premiação traz novidades: a volta do Prêmio Félix e a inclusão de duas novas categorias do Troféu Redentor na Première Brasil: Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos.

Advertisement

Em seguida, confira os destaques do dia:

Sábado: 15/10

Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

20:45h: As nadadoras (Gala de Encerramento)

Sinopse: As Nadadoras apresenta a história real e emocionante das irmãs nadadoras Yusra e Sarah Mardinij e suas jornadas quase milagrosas, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas.

Direção: Sally El Hosaini

Classificação: 14 anos

22:45h:Priscilla, a rainha do deserto (Midnight Movie)

Sinopse: As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony.

Direção: Stephan Elliot

Classificação: 14 anos

Estação NET Botafogo

19:30h: Cine Concerto Animado com Lan Lanh

Sinopse: A percussionista Lan Lanh e o guitarrista Armandinho Macedo, o famoso Armaninho, serão os responsáveis pela execução da música ao vivo durante a projeção de nove curtas-metragens animados – sendo três brasileiros, três franceses e três alemães. A sessão é uma iniciativa do Serviço Cultural do Consulado da França e do Goethe-Institut, no âmbito da cooperação franco-alemã no Rio de Janeiro.

Totalizando 66 minutos, a seleção de curtas inclui Furico e Fiofó, Love Me, Fear Me, Les Inventeurs, Guida, The Da Vinci Time Code, Seiltänzer, Fluxos, La Demoiselle et le Violoncelliste e Oktapodi. Com direção artística de Lan Lanh, a performance tem arranjos dos dois instrumentistas. A curadoria dos filmes é de Marcos Magalhães.

Praia de Copacabana

18:30h: Pluft, o fantasminha

Sinopse: Pluft, um fantasminha que vive com uma mãe em uma velha casa, é diferente dos fantasmas tradicionais: ele morre de medo de pessoas. Mas, sua vida tem uma reviravolta com a chegada de Maribel, uma menina sequestrada pelo temido pirata Perna de Pau. Enquanto Pluft tem medo de gente, ela tem horror aos fantasmas. No entanto, inesperadamente, os dois criam uma grande amizade na luta contra o pirata.

Trailer:PLUFT, O FANTASMINHA : TRAILER OFICIAL • DT

Direção: Rosane Svartman

Classificação: Livre

DEBATES

10h30 – Exu e o Universo, de Thiago Zanato + curta Último Domingo, de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude

13h30 – Transe, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães + curta Big Bang, de Carlos Segundo

16h30 – Mato Seco em Chamas, de Joana Pimenta e Adirley Queirós

Domingo: 16/10

Cine Odeon CCLSR

Premiação

Prêmio Félix: Em 2022, o Festival do Rio vai realizar a 7ª edição do Prêmio Félix – que celebra os filmes de temática LGBTQIAP+ em toda a programação do evento. Os títulos serão avaliados por um júri especializado, que escolherá os vencedores nas categorias: Melhor Ficção, Melhor Documentário, Prêmio Especial do Júri e Prêmio Suzy Capó – Personalidades do Ano.

Troféu Redentor: Considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil vem contribuindo para catapultar a carreira de muitos títulos nacionais. Para este ano, foram selecionaodos 84 filmes e, desses 50 disputam o cobiçado Troféu Redentor.

A honraria máxima do Festival do Rio é concedida aos títulos escolhidos para as mostras Competitiva e Competitiva Novos Rumos. No primeiro grupo, os prêmios são divididos entre os formatos longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário e curta-metragem. No segmento Novos Rumos, são entregues troféus para o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem. Cada concurso conta com um corpo específico e especializado de jurados ligados ao universo do audiovisual.

A partir deste ano, o Festival do Rio traz uma novidade importante – ou melhor, duas na disputa do cobiçado Troféu Redentor: serão premiadas Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos, uma forma de reconhecimento e valorização da importância dessas categorias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival do Rio 2022: confira as dicas do fim de semana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival do Rio 2022: confira as dicas do fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui