Dicas para cuidar do cabelo no verão carioca

A dermatologista Dra. Ana Carulina Moreno dá dicas às cariocas de como cuidar de seu cabelo durante o verão do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O verão, estação queridinha da maioria dos cariocas, chegou e, junto com a alegria de aproveitar o sol, o mar e a piscina, vem uma série de cuidados para manter a saúde em dia. Engana-se quem pensa que só a pele sofre com as altas temperaturas do verão. Os cabelos também são danificados (e muito!) nessa época. Com a mudança brusca de temperatura e exposição a ambientes, os cabelos tendem a ficar desidratados com mais facilidade, deixando os fios mais fracos e opacos. O sol e o calor, somados a essa vulnerabilidade capilar, contribuem ainda mais para o ressecamento dos mesmos.

A exposição solar em excesso faz com que os fios passem por um processo oxidativo devido a ação dos raios UV. Vamos entender como isso acontece! A cutícula do cabelo (camada mais externa) é formada por várias escamas proteicas que, quando fechadas, garantem uma proteção externa e hidratação dos fios. A luz solar afeta essa cutícula, catalisando e degradando suas proteínas, incluindo a queratina, além de provocar a oxidação da melanina (pigmento do fio). Os danos vão de descoloração do cabelo à redução da força dos fios e perda de brilho. Um outro problema comum decorrente da exposição solar é a possibilidade do couro cabeludo sofrer queimaduras, principalmente em quem tem os cabelos muito finos ou mesmo algum grau de calvície, aumentando risco de câncer de pele nesse local. O contato com a água do mar (por conta do sal e iodo) e com o cloro da piscina, mais frequente no verão, também aumenta os danos na estrutura da cutícula, e consequentemente os fios ficam mais frágeis e quebradiços.

A medida inicial e mais simples para proteger o cabelo de todas essas agressões é adotar o chapéu como seu melhor amigo. Na sombra retire-o, evitando excesso de produção de suor no couro cabeludo. Durante o verão o couro cabeludo deve estar sempre limpo, caso contrário estará sujeito a Dermatite Seborreica e aumento da queda dos fios. O uso de protetores capilares durante a exposição solar é importante também para diminuir os efeitos deletérios dos raios UV. Além disso, passar nos fios produtos adequados, como óleos específicos para o seu tipo de cabelo é outra medida super eficiente, pois estes formam um filme, protegendo o cabelo como se fosse uma capa de lipídeos.

Mergulhou? Lembre-se de lavar o cabelo, assim que sair da piscina ou do mar, com água dessalinizada para retirar todos os resíduos do sal e do cloro.

Advertisement

Quem faz tratamentos químicos como escovas progressivas ou coloração das madeixas deve redobrar os cuidados no verão, uma vez que esses processos trazem um dano primário à estrutura capilar, deixando os fios ainda mais fragilizados e susceptíveis aos danos do sol, sal e cloro.

Outro cuidado valioso é o uso de xampus sem sulfato, que agridem menos a cutícula, além de máscaras de hidratação semanais para tentar manter a saúde dos fios. Lembrando que devemos sempre evitar os banhos muito quentes, que além de aumentar a desidratação dos cabelos, ainda contribuem para o aumento de oleosidade no couro cabeludo.

DicaDaCaru: existem produtos de Água Termal ricos em D-pantenol que são ótimos para serem usados nos cabelos nos dias de praias e piscinas, pois servem como protetores dos fios e hidratantes! Use e abuse da água termal na pele e nos cabelos nesse verão.

Ficou alguma dúvida? Mande sua pergunta. Será um prazer responder!

Facebook – https://www.facebook.com/dra.carumoreno/
Instagram – @dra.carumoreno
E-mail: contato@carumoreno.com.br
Contato: (21) 2132-7303

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 01 – Barra da Tijuca – Dimension Office Park, Bloco Ayrton Senna 1, sl 409.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dicas para cuidar do cabelo no verão carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui