Dinossauros Nacionais leva rock brasileiro ao Carnaval

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Dinossauro Nacionais é um bloco de carnaval temático que toca clássicos do Rock Nacional dos anos 1980 e 1990 com arranjos feitos a partir dos mais variados ritmos regionais brasileiros. A apresentação no carnaval é realizada por um grupo de músicos divididos em uma banda, com harmonia (cordas) e vocais, e uma bateria composta por cerca de 40 ritmistas.

O bloco acontecerá nesta segunda-feira, dia 24/02, no largo do São Francisco a partir do meio dia. E este mês, eles ainda têm shows nos dias 14/02 e 16/02. O primeiro será às 20h, no Jazz In. O segundo no Rio Scenarium, às 19h.

O bloco nasceu do reencontro de um grupo ex-alunos da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, em 2012, com o objetivo de garantir mais encontros anuais além daquelas tradicionais festas de final de ano dos amigos. A partir dessa primeira festa de carnaval, realizada na Gafieira Elite, o bloco foi fundado e passou a reunir além de advogados, serventuários, juízes e promotores que já se conheciam, muitos ritmistas de outros blocos e escolas de samba, músicos profissionais e foliões de todas as idades, firmando-se no carnaval de rua do Rio de Janeiro como um dos melhores blocos alternativos da cidade.

“Os Dinossauros Nacionais procuram homenagear, há alguns anos, um artista do universo do rock brasileiro, sempre focado naqueles que fizeram sucesso na década de 80. Primeiro foi o Chico Science, incluindo no repertório seu mangue beat, ano passado foi Rita Lee, trazendo esse tal de Roquenroll.Nesse ano, os Dinos homenageiam Renato Russo e Legião Urbana, com toda a crítica aos problemas sociais enfrentados pelo Brasil, e a visão amorosa que ele tinha da sociedade, em letras atuais até hoje. Vamos trazer então, para nosso repertório, o rock de Brasília, incluindo Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude, com destaque para a música Tempo Perdido, um hino para a geração que cresceu ouvindo o roque nacional na década de 1980. Além disso, nosso carnaval sempre foi pautado na sustentabilidade e na preocupação com o público, e isso ainda é a realidade do bloco. Como é um bloco que não tem patrocínio de empresas, continuamos com a campanha de financiamento coletivo, contando com a ajuda de seus membros, e dos foliões para colocar a festa na rua”, disseram os integrantes do bloco.

Advertisement

Em 2013, o bloco obteve sua primeira autorização da Prefeitura e demais órgãos competentes para desfilar no carnaval de rua do Rio, tendo escolhido a segunda-feira de carnaval para fazer sua festa, no Largo de São Francisco de Paula, no Centro. Em sua estreia, o bloco reuniu cerca de 3 mil foliões e nos anos seguintes teve um aumento significativo do seu público. Atualmente, os Dinossauros Nacionais têm a expectativa de reunir cerca de 15 mil pessoas no seu oitavo ano de desfile, em 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dinossauros Nacionais leva rock brasileiro ao Carnaval
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui