Diário do Rio de Cara Nova


Mais de 5 anos fazendo o Diário do Rio, sendo parte do dia a dia de muitos cariocas. Seja durante os blocos, no Natal, nas minhas recalmações sobre o trânsito. E com Twitter, @DiarioDoRio, Canal no YouTube e, claro, nossa página no Facebook que já está próxima dos 50.000 fãs. E era hora de fazer uma mudancinha na cara dele, é muito tempo para ficar no mesmo visual.

E eu queria algo que viesse de alguém de fora do Rio para pensar. Por isso pedi a equipe formada pelo designer Andre Bets e o programador Fabio Lobo. Bets manteve a cor azul predominante no layout anterior, parte da identidade do Diário do Rio e da cidade também. Depois que escolhi a arara como mascote do blog, em homenagem a outras aves que tiveram o mesmo propósito com o Rio,  surgiu quase que uma necessidade de ambientá-la no cenário da Cidade Maravilhosa.

Não era possível para Bets um layout sobre o Rio que não retratasse a beleza natural e o forte atrativo turístico que as paisagens representam. Uma maneira bastante eficaz de não causar poluição visual numa ilustração repleta de elementos, é trabalhar com monocromia. A partir deste princípio, para compor com o cenário azul, trabalhou grafismos em tom alaranjado, que é complementar à cor azul ( de acordo com a teoria das cores ) .

Para o rodapé, e mesmo texturizando o cabeçalho, representou-se a famosa Calçada de Copacabana, que era um elemento bem marcante! do layout anterior. Por ser um padrão em alto contraste ( preto no branco ) , houve apenas uma diminuição neste contraste, para que o acinzentado se fizesse presente sem atrapalhar a leitura ou a contemplação dos demais elementos do Diário do Rio.

Por fim, o intuito foi deixar o layout alegre e mais colorido, introduzir o mascote para cativar ainda mais os leitores e reforçar o amor que todos sentimos pelo RIO!

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui