Em meio ao calor intenso, os cariocas ainda estão lidando com a falta de água em diversos bairros. Apesar da conclusão da manutenção anual programada realizada pela Cedae no Sistema Guandu na terça-feira (26/11), a operação está em 91% na manhã desta quinta-feira, “ainda em decorrência de um reparo realizado pela Águas do Rio“, diz a nota. A previsão é que o fornecimento seja totalmente normalizado até sábado (30/11).
Segundo a Águas do Rio, em nota, no Complexo do Lins, Zona Norte do Rio, ainda não foi finalizada a instalação de um macromedidor na subadutora da região, tubulação que abastece a Grande Tijuca, Bairro de Fátima, Botafogo, Catete, Cosme Velho, Glória (partes), Laranjeiras, Leme, Santa Teresa e Urca (partes). A previsão de conclusão é para o final desta manhã.
Após o fornecimento ser religado, há o prazo de 72 horas para normalização de forma gradativa. De acordo com a concessionária, pode haver demora “nas áreas elevadas, nas pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem registradas ocorrências neste período”.
As regiões atendidas pela Águas do Rio afetadas são:
Belford Roxo
Duque de Caxias
Mesquita
Nilópolis
Nova Iguaçu
Queimados
Rio de Janeiro
São João de Meriti
Outras regiões da capital, e parte da Baixada Fluminense, seguem com desabastecimento por conta de um rompimento de adutora, de responsabilidade da Águas do Rio, que estourou em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, causando a morte de uma idosa.
A concessionária concluiu ainda, no final da noite de quarta-feira (27/11), o reparo de uma adutora de outro sistema produtor de água, o Ribeirão das Lajes. Para viabilizar o serviço, ele teve a operação reduzida, afetando o abastecimento em partes da cidade do Rio e de municípios da Baixada.
Por conta da falta d’água, a UniRio e a Uerj suspenderem as aulas presenciais nesta quinta-feira. Todas as atividades, incluindo acadêmicas, administrativas e as aulas, foram canceladas no campus da UniRio, na Praia Vermelha, na Urca. Somente as atividades remotas estão mantidas.
A Uerj também cancelou as atividades acadêmicas, no campus Maracanã, a partir do meio-dia. Segundo a reitoria, o restaurante universitário do Maracanã funcionará no horário do almoço, mas estará fechado no horário do jantar. As atividades administrativas permanecem funcionando normalmente.
Os caras tem o ano inteiro para tomar as providências necessárias, principalmente no inverno e vem com essa palhaçada. E ainda querem aumentar o valor da conta d’água, dizem que “estão tendo prejuízo”. E os consumidores que gastam 3m³ de água e paga o mesmo que um consumidor que consome 14m³? Eles dizem que esses valores servem para cobrir despesas de manutenção; ora, a Light, as operadores de telefone e até a de gás só cobram o que se consome e tem os mesmos gastos (e até maiores sob determinadas circunstâncias) que a empresa de água.
É um absurdo o que esses funcionários das empresas consorciadas fazem o carioca passar. Eles escolheram a semana mais quente de Novembro pra fazer a tal manutenção, sendo que setembro e outubro foram meses bem mais amenos.
Já não basta a criminalidade tomando conta da cidade, e a corrupção do Detran e outros órgãos, mais esse pro Carioca passar!
Parabéns ao cidadão que paga seus impostos em dia e ainda tem q passe por isso!
Essa programação de MANUTENÇÃO, não pode ser realizada no verão do Rio de Janeiro e já foi falado isso.