Cantor, compositor, produtor, arranjador e um dos maiores e mais importantes nomes da cultura nacional de todos os tempos, não há limites para a música de Djavan. Ídolo de todas as gerações, suas canções já chegaram ao TikTok, destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis no Brasil e no mundo, ampliando ainda mais as possibilidades de produção de conteúdo a partir de sua obra. Agora é a vez do próprio artista ingressar na plataforma através da conta oficial @Djavan. E, para celebrar esse momento, ele será tema de uma campanha social envolvendo um de seus maiores sucessos.

O momento da entrada do artista no TikTok não foi escolhido por acaso: no aniversário de 25 anos do álbum “Malásia”, de 1996, Djavan terá seu perfil oficial na plataforma e dará início a uma ação especial, focada na canção “Nem Um Dia” (Um dia frio / Um bom lugar pra ler um livro). A campanha #LendoComDjavan será exclusiva com o TikTok. A data de início foi nesta segunda, 31 de maio e vai até domingo, dia 06 de junho. Neste período, haverá um desafio convidando os criadores de conteúdo do aplicativo para que postem, ao som da música, um vídeo criativo, positivo e autêntico com sua leitura do momento ou de um livro marcante que tenha lido. Para cada criação com a hashtag e com a música “Nem Um Dia” durante o período da campanha, o TikTok doará R$1 para o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e para a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) que atuam em periferias de diversas cidades do Brasil.

“Fico feliz de entrar no TikTok, mais uma plataforma de conexão com meus fãs. Ao longo da minha carreira, testemunhei as mudanças das tecnologias e dos meios de comunicação. Mas, uma coisa não muda nunca: o poder da música em nos emocionar! Agora teremos djafãs tiktokers!“, declara o cantor.

Djavan participará ativamente da ação, que incluirá vídeos explicando a campanha e estimulando os usuários para participarem, além de conteúdo do artista sobre um livro que marcou sua vida e a obra que está lendo no momento.

“O hábito de leitura é fundamental para ampliar conhecimentos, exercer capacidade crítica e compreender a cultura de uma sociedade, além de ser um elemento necessário para formação educacional. O Brasil tem muito desafios para melhorar nossos índices de leitura e o TikTok tem contribuído para democratizar o acesso à educação e à informação, seja através de novas ferramentas e recursos, apoiando os usuários, fornecendo acesso a conteúdo de alta qualidade ou ajudando organizações com a mesma sinergia. O TikTok se tornou um hub mundial de conteúdo e a tendência das pessoas recorrerem ao TikTok também para aprender algo novo ou adquirir uma nova habilidade é algo que o TikTok quer acelerar cada vez mais, também por meio do incentivo a leitura”, afirma Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil.

Tendência também em exponente crescimento são os criadores de conteúdo do TikTok que falam de literatura e ajudam a formar novos leitores na plataforma. As hashtags #BookTok, #booktoker, #booktiktok, por exemplo, já acumulam 9,3 bilhões, 347 milhões e 202 milhões de visualizações respectivamente. Recentemente o TikTok lançou a hashtag #fofocaliterária que já atingiu mais de 38 milhões de visualizações.

Para essa e outras histórias, siga meu Instagram @marketingeoutrashistorias

Renata Granchi é jornalista, publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV e TV Escola. Escreveu dois livros didáticos e atualmente presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade, como o canal de TV Like, Dom Produções Criativas, Audima, entre outras.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui