Do Leilão da Cedae a mais uma vaga no TCM – Bastidores da Política

Concessão do Lote 3 da Cedae pode bater recorde, mais capítulos da briga entre Bacellar e Governo, Paes pode indicar mais um aliado para o TCM

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rogério Santana

Novo Leilão da Cedae
As boas notícias para o Rio não param e vem aí o novo o novo leilão da Cedae. O sucesso do primeiro leilão e a proximidade do leilão do terceiro bloco, que não foi concedido ainda, fizeram com que várias cidades que antes não queriam participar, agora façam questão de fazê-lo.

Dinheiro bom
Os prefeitos viram que as cidades vizinhas vão ter muito dinheiro disponível nos próximos anos, isso sem precisar fazer nada. E a Prefeitura do Rio ainda sai ganhando muito, não só mais dinheiro em caixa, como resolvendo o problema que é o saneamento básico na Zona Oeste.

Além do dinheiro
É que o leilão da Cedae vai muito além de simplesmente conceder, mas há obrigações para as concessionárias. Uma delas é aumentar o saneamento básico de suas regiões, além de ajudar o meio ambiente das áreas. É ganha/ganha.

Como ser o elo?
Caberia a Bacellar ser o elo entre Governo do Estado e deputados e prefeitos. Mas alguém que é capaz de falar mal da esposa de um adversário político é um alicate de corte de qualquer aliança possível.

Advertisement

Na sala ao lado
Bacellar foi uma escolha política, como cabe para um Secretário de Governo. Mas Castro tem na sua antessala alguém muito mais capaz, mas como não é deputado, não conta para a aliança que quer fazer em 2022.

Desagradando a gregos e troianos
Dizem que é impossível agradar a gregos e troianos, mas o governador Claudio Castro está conseguindo desagradar a ambos. Ele tem evitado se manifestar sobre o caso Rodrigo Bacellar e Wladimir Garotinho, enquanto até adversários da família Garotinho tem se posicionado contra o secretário de Governo.

Mais uma vaga no TCM?
Ex-presidente da Câmara dos Vereadores, o Conselheiro do TCM, Ivan Moreira, tem 62 anos e só se aposentaria daqui a 8. Mas um processo que será julgado no STJ pode fazer com que ele peça aposentadoria antes da hora.

E o exemplo?
E olha que Moreira é o Corregedor do TCM. Não deveria dar o exemplo?

4º Conselheiro do 3º Governo Paes
Assim Eduardo Paes indicaria 4 Conselheiros em seu 3º mandato, além do atual presidente, Luiz Antonio Guaraná que é seu aliado e foi indicado por ele em 2014. Dos 7 Conselheiros, apenas 2 não seriam aliads do atual Prefeito.

O Favorito
Se couber uma aposta para quem é o favorito para ser o próximo Conselheiro do TCM é o vereador Rafael Aloísio Freitas (Cidadania). Ele garantiu uma rápida ascensão na Câmara de Vereadores, é querido pelos pares e ainda seria uma bela homenagem a seu falecido pai, o ex-presidente da Câmara Aloísio Freitas.

TCM e o dever de casa
Por falar no TCM, parece que ele não anda fazendo seu dever de casa da maneira correta. Apesar de fiscalizar e garantir transparência aos dados do Poder Executivo, ele mesmo não faz a lição. Quem quer consultar a remuneração de seus servidores, por exemplo, é obrigado a fornecer o CPF. Vai contra qualquer cartilha de transparência pública.

Fogo no Parquinho
A seleção dos 15 influenciadores digitais da RioTur pegou fogo entre os instagramers e similares cariocas. É a velha história para esse tipo de concurso: 15 ficaram muitos felizes, centenas decepcionados. Alguns subiram o tom até demais.

Bom trabalho
Mas, apesar disso, foi uma excelente iniciativa de Daniela Maia, que deu uma atenção a um setor que pode encher restaurantes, pontos turísticos, que não tinham antes. O Poder Público sempre tratou mal o pessoal do digital, a RioTur agora mostra como devem ser tratados.

Coitado do Dr. Gilberto
Na votação para eleição de membros para compor a Comissão do Plano Diretor na Câmara dos Vereadores, Dr. Gilberto, do PTC, ficou de fora, teve apenas 2, certamente 1 era o dele mesmo. Perdeu até para abstenção que teve 3 votos.

Os Eleitos
Feito por acordo, foram eleitos para a Comissão que tratará do futuro urbanístico da cidade Alexandre Isquierdo (DEM), Átila A. Nunes (DEM), Jorge Felippe (DEM), Rosa Fernandes (PSC), Tainá de Paula (PT), Tarcísio Motta (PSol), Dr. Rogério Amorim (PSL) e Rafael Aloisio Freitas (CID).

Os Suplentes
De consolação Dr. Gilberto ficou como suplente da comissão, que também inclui Vitor Hugo (MDB) e Pedro Duarte (Novo). Até sorte de Duarte, que bate tanto na Casa que é difícil ver ele ocupando algum espaço.

Missão Impossível
Os fotógrafos e assessores de imprensa deveriam aprender a mandar fotos de seus políticos sem ser mexendo no celular durante reuniões, pega mal, muito mal. Mas certos políticos não conseguem fica sossegados na cadeira, e não descolam o nariz da tela do seu celular. Praticamente impossível uma foto deles prestando atenção em algo.

Obrigado!
Há duas semanas esta coluna passou a ter sua versão também às quartas. Demonstrativo de que o DIÁRIO DO RIO é cada vez mais lido e se consolida como o jornal do carioca. Obrigado a você, leitor, que nos ajuda a construir esta jornada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Do Leilão da Cedae a mais uma vaga no TCM - Bastidores da Política
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui