“Do Leme à Praça Mauá” leva história dos blocos e sambas do Carnaval Carioca para os foliões no YouTube

Idealizado pelos blocos “Escravos da Mauá” e “Meu Bem Volto Já”, o projeto, com roteiro e direção de Pedro Monteiro, vai contar histórias de sambas e compositores que marcaram o Carnaval da cidade dos anos 90 aos dias atuais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Do Leme à Praça Mauá — Histórias e músicas do Carnaval Carioca. Foto: Divulgação

Não haverá Carnaval no Rio de Janeiro em 2021. Enquanto não é seguro para a população estar nas ruas devido à pandemia, os tradicionais blocos da cidade também não vão desfilar. Mas quem disse que eles estão parados? Os blocos Escravos da Mauá e Meu Bem Volto Já lançam o projeto “Do Leme à Praça Mauá — Histórias e Músicas do Carnaval Carioca”, no dia 12/02, sexta-feira, no canal do Youtube “Histórias e Músicas do Carnaval Carioca”.

Com roteiro e direção de Pedro Monteiro, a série terá 12 programas de sete a dez minutos que vão contar algumas das curiosidades dos sambas e compositores que fizeram sucesso no Carnaval da cidade dos anos 90 aos dias atuais. Na estreia, serão exibidos dois episódios consecutivos. O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo por meio da Lei Aldir Blanc.

A ideia é homenagear os blocos que saem com sambas autorais e os compositores que têm um olhar crítico sobre o cotidiano da cidade. Em cada episódio, integrantes e músicos dos blocos serão convidados a cantar e contar lembranças da folia momesca. A jornalista Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação organizadora dos blocos de rua do Rio, vai comentar cada um dos episódios. Sambas emblemáticos de cada agremiação foram escolhidos e regravados pelos músicos Tiago Prata e Daniel Scisinio, pelos intérpretes Anderson Feife, Dorina e Nina Rosa.

Como explica o diretor Pedro Monteiro, nosso objetivo é traçar um panorama de como o Carnaval de rua do Rio de Janeiro se estruturou, vem mudando e se adaptando ao longo das décadas. Os programas vão acompanhar a trajetória dos seguintes blocos: Meu Bem Volto Já; Carmelitas; Prata Preta; Nem muda nem sai de cima; Bloco de Segunda; Imprensa que eu Gamo; Que merda é essa?; Barbas; Escravos da Mauá; Simpatia é Quase Amor; Loucura Suburbana e Discípulos do Osvaldo. Entre os compositores, estão nomes como: João Pimentel, Eduardo Gallotti, Mario Moura, Marceu Vieira, Marizozinho Lago, Roberto Medronho, Tiago Prata, Luis Fernando, Macarrão, Flavio Feitosa, Rafael Dummar, Ricardo Costa, Miguel Diniz, Carlinhos Fidelis, Djalma Jr., Guilherme Sá, Jorgito Sapia, Marcelo Carvalho, Ricardo Mello, Tedinho, Roni Valk e Zé da Lata.

Advertisement

Acho interessante um projeto que se proponha lembrar o trabalho de compositores, em sua maioria amadores, que fazem sucesso no Carnaval de rua, mas que têm outras atividades durante o ano. No Carnaval, produzem crônicas bem-humoradas, críticas ácidas, e releituras irreverentes da história recente no Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, observa Jorge Sapia, presidente do bloco Meu Bem Volto Já. E Teresa Guilhon Barros, a diretora do Escravos da Mauá, afirma que quer suprir um pouco a falta de Carnaval este ano e criar um registro das memórias de desfiles passados, dessa festa maravilhosa que os blocos de rua construíram.

SERVIÇO:
Do Leme à Praça Mauá — Histórias e músicas do Carnaval Carioca
Datas: 12/02 à 22/02
Horário: Sempre às 17h.
Onde: Histórias e Músicas do Carnaval Carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp "Do Leme à Praça Mauá" leva história dos blocos e sambas do Carnaval Carioca para os foliões no YouTube
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 "Do Leme à Praça Mauá" leva história dos blocos e sambas do Carnaval Carioca para os foliões no YouTube
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui