Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitorar tráfego aquaviário nos portos

''Com essas câmeras, passaremos a acessar imagens térmicas e outras ferramentas tecnológicas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos'', diz Marcelo Villas-Bôas, gestor da Docas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Atracação de navios no Caís do Porto do Rio - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Prosseguindo com a aquisição de modernos equipamentos necessários à implantação do Local Port Services (LPS) nos portos do Rio, Niterói e Itaguaí, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), depois de adquirir duas câmeras ópticas (convencionais) no último dia 04/08, recebeu as primeiras duas câmeras termais. Já os 3 radares Kelvin Hughes Sharp-Eye, também comprados pela CDRJ, têm chegada prevista para o mês de setembro.

O gestor de Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto do Rio de Janeiro, Marcelo Villas-Bôas, que conduz o processo, explicou que, ”com essas 4 câmeras que serão instaladas na 1ª estação remota do VTMIS, a Docas do Rio passará a ter acesso a imagens térmicas e outras ferramentas tecnológicas de gerenciamento da infraestrutura aquaviária, com reflexo direto sobre a eficiência operacional dos portos”.

Ainda de acordo com Villas-Bôas, ”o radar do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ) será integrado ao LPS do Porto do Rio de Janeiro até o final do 1º trimestre de 2022, e essa integração é fruto de um convênio estabelecido, em dezembro de 2019, entre as Autoridades Portuária e Marítima, com vistas ao monitoramento do tráfego aquaviário na Baía de Guanabara”.

Camera 2 Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitorar tráfego aquaviário nos portos

A compra dos equipamentos foi realizada por meio da empresa Hensoldt do Reino Unido, que também proverá treinamento de pessoal e suporte à instalação. A implementação do VTMIS visa melhorar a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar, elevar a eficiência do tráfego marítimo, ajudar na prevenção da poluição marinha, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Docas do Rio adquire câmeras termais e radares para monitorar tráfego aquaviário nos portos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui