Documentário mostra revitalização de obras de arte do Parque Catacumba

Parque foi restaurado pelo projeto RevitalizaRio, que visa transformar lugares importantes da cidade que sofreram degradação em locais voltados à convivência, lazer e cultura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O projeto RevitalizaRio, criado para revigorar os patrimônios artísticos e culturais do município do Rio, vai para as telas. A produtora de filmes ONMOVEON Filmes produziu um mini documentário para o projeto, que realizou o restauro do Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A produção já está disponível no YouTube e no Vimeo.

Na prática, a iniciativa visa transformar lugares importantes da cidade que sofreram degradação ao longo dos anos em locais voltados à convivência, lazer e cultura. O projeto Revitaliza Rio é uma iniciativa da Carioca DNA e do ICCC, em parceria com a Das Lima, com financiamento da iniciativa privada, através das leis federais e municipais de incentivo à cultura.

O Parque da Catacumba reúne um grande acervo de esculturas de artistas como Bruno Giorgi, Franz Weissmann, Carybé, Mario Cravo, Edgar Duvivier, dentre outros. A ONMOVEON utilizou as tecnologias 6K e RAW para registrar todas as etapas do restauro, cenas de antes e depois, depoimentos de restauradores, paisagistas e idealizadores da iniciativa, como o da curadora de arte, Vanda Klabin. Já o roteiro ficou por conta de Cristina Aragão.

Criar um filme que representasse um belo projeto de restauro de importantes obras de arte no meio cultural carioca, em meio a uma pandemia, não foi fácil”, relata André Delacerda, produtor executivo da ONMOVEON, que esteve à frente do projeto.

Advertisement

Durante todo o tempo, o documentário, que contou com os olhares atentos dos diretores de fotografia Diogo Fagundes e Márcio Machado, buscou evidenciar a beleza da paisagem, as formas das esculturas e os elementos humanos para montar uma narrativa que mescla arte com meio ambiente. A edição do filme, de quase 14 minutos, ficou por conta do editor Pedro Carvalho.

Foi um ano atípico em que fomos surpreendidos com a pandemia. Redobramos os cuidados com a saúde para não perdermos o foco e o acompanhamento minucioso deste lindo e importante trabalho que tem nos orgulhado tanto. Ponto para o povo carioca e para o Brasil”, finaliza Delacerda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Documentário mostra revitalização de obras de arte do Parque Catacumba
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Documentário mostra revitalização de obras de arte do Parque Catacumba
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui