Documentário sobre a Constituição de 1988 estreia neste sábado na internet

Alexandre Pena, videomaker da OABRJ, decidiu fazer o documentário após a perceber a importância da Carta de 88 para o Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Ulysses Guimarães segura a Constituição de 1988 / Foto: Câmara dos Deputados

A elaboração da Constituição de 1988 é o tema do documentário “88 – Fonte do amanhã”, de Alexandre Pena, videomaker da OABRJ. O filme, que estreia neste sábado (5/06), às 22h, foi produzido com apoio da OABRJ e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e será exibido no canal PrimeBoxBrazil (656 da Net) e no YouTube da Seccional.

Segundo Alexandre Pena, a ideia de fazer o documentário surgiu através da sua convivência com advogados e da percepção da importância da Constituição Federal para a democracia. Profissionais que participaram da Assembleia, como Nelson Jobim, Miro Teixeira, Aldo Arantes e Bernardo Cabral ainda podem ser vistos pelos corredores da OABRJ. “Eles são a história”, segundo Pena que, na época, era um adolescente que não entendia o que estava acontecendo mas percebia que era algo de grande importância na vida nacional.

Grandes nomes da advocacia brasileira que participaram da elaboração da Carta de 1988 deram seus depoimentos a Alexandre Pena, além dos presidentes da OABRJ, Luciano Bandeira; do Conselho Federal, Felipe Santa Cruz; e do IAB, Rita Cortez. O documentarista destaca que grande parte dos constituintes eram advogados, o que impactou de forma importante o conteúdo do documento.

Os depoimentos que, incialmente, seriam curtos, acabavam em longas conversas nas quais muitos detalhes sobre aquele momento foram contados. “O que começava como uma possível conversa de 20 minutos transformava-se facilmente em um papo de uma hora e isso com pessoas que sabemos que são ocupadas. Mas é que todas se empolgam mesmo ao falar sobre o tema, é um momento muito bonito do país”, destaca Alexandre Pena.

Advertisement

O documentário “88 – Fonte do amanhã” levou três anos para ser finalizado e contou com o apoio da OAB e da IAB, que contribuíram para o processo de pesquisa. A produtora Tania Maria, o fotógrafo Maney Burt e o editor Marcílio Gonçalves, foram figuras imprescindíveis para que o trabalho fosse realizado.

Após a estreia, o filme poderá ser visto no canal da OABRJ no YouTube na íntegra, para acesso público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Documentário sobre a Constituição de 1988 estreia neste sábado na internet
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Vi a pouco o valoroso documentário de Alexandre Pena, já começado, quero vê-lo inteiro, me tocou forte. “Temos é que fortalecer as instituições democráticas….”, “Quarenta partidos disputando a presidência, o país não suporta, não poderá sobreviver..”, são algumas frases de impacto que pedem mais e mais reflexão junto com ação. Parabéns a toda a equipe que participou.

  2. Estou ansioso por esta estreia…
    Até o momento, as consequências da famosa “colcha de retalhos” de 1988 foi deixar os Três Poderes em trapos…
    Uma constituição de muitos direitos e poucos deveres, meio parlamentarista e meio presidencialista, com um tetra presidente querendo se autopromover com a sua promulgação, só poderia mesmo criar uma autêntica balbúrdia nacional, onde todos acham que mandam e se aproveitam das brechas formadas para achincalhar seus artigos um por um…
    Uma constituição que pode ser interpretada conforme o interesse de cada um, nunca será obedecida…
    E o povo que se explouda, já dizia Justo Veríssimo…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui