A trajetória do mestre Ciro Fernandes será exibida, em sessão única, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), no dia 17 de junho, às 18h. A entrada é franca e aberta ao público.
O documentário Ciro Fernandes: Matrizes da Memória, com 28 minutos de duração, é um mergulho na vida e obra de um dos maiores xilogravuristas do Brasil.
Dirigido por Claudia Rangel, o documentário é resultado de sua pesquisa de mestrado da UNICAMP. O trabalho é composto por entrevistas e cenas do cotidiano de Ciro Fernandes em seu ateliê, mostrando o diálogo da sua arte com as raízes cordelistas e a memória cultural brasileira.
O filme é a primeira investigação acadêmica dedicada à trajetória do mestre Ciro, um “artista do tempo e da terra”, como observa Claudia Rangel.
“Ciro é um artista do tempo e da terra. Sua obra nos convoca a escutar a memória que resiste nos sulcos da madeira gravada, nas histórias contadas de geração em geração”, afirma Claudia, acrescentando que o documentário “é uma tentativa de registrar não apenas sua técnica, mas a sabedoria popular e a potência de sua arte que atravessam suas matrizes.”
Ciro Fernandes: Matrizes da Memória norteia uma reflexão sobre a preservação do patrimônio imaterial através da oralidade, dos arquivos pessoais e das matrizes xilográficas. O documentário evidencia ainda como a arte de Ciro representa um legado vivo de uma história coletiva.
A obra tem uma linguagem visual sensível e poética, fazendo uso das imagens e relatos da artista na criação de um diálogo entre passado e presente, para registrar as vozes que moldam o imaginário popular brasileiro.
Serviço: Documentário “Ciro Fernandes: Matrizes da Memória”
Data: 17 de junho
Horário: 18h
Entrada: Gratuita
Local: MAM – Museu Arte Moderna Rio de Janeiro
Artista fantástico!