Doença grave, cinomose canina pode ser alvo de campanha de conscientização no Rio

Enfermidade é viral, altamente contagiosa e de difícil tratamento, que pode levar o animal à morte. Em sua fase tardia, a cinomose compromete o sistema nervoso central

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cinemose passa de cão para cão e pode matá-los / Pxhere

O governador Cláudio Castro terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o Projeto de Lei 6.363/22, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), que determina a realização de Campanha de Conscientização sobre a Cinomose Canina. A norma foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em segunda discussão, nesta terça-feira (10), e tem como objetivo promover ações educativas junto à população sobre a transmissão, sintomas, formas de prevenção e tratamentos da doença, que é considerada grave.

A cinomose canina é uma doença viral, altamente contagiosa e de difícil tratamento, que pode levar o animal à morte. Em sua fase tardia, a cinomose compromete o sistema nervoso central, levando o cachorro a andar de forma desorientada, registrando tremores musculares que podem evoluir para convulsões.

Pela norma, o Governo do Estado poderá utilizar de todos os meios de comunicação e informação para realizar a campanha de conscientização, que será permanente. Na peça deverão constar os períodos de vacinação. A campanha será intensificada nas proximidades destas datas.

A população deverá ser informada sobre as formas de contágio da cinomose canina, que se dá pelo contato com fluidos de animais contaminados e atinge principalmente filhotes sem o esquema vacinal completo. Nas peças da campanha também deverão constar informações sobre os sintomas mais comuns da doença, como perda de apetite, febre, diarreia, vômito, corrimento ocular e paralisias.

Também são diretrizes da campanha a divulgação dos tratamentos que devem ministrados por um veterinário, além do incentivo à vacinação polivalente, e o impedimento do contato de filhotes com outros cães antes de vaciná-lo contra a enfermidade.

Como a cinomose canina é extremamente perigosa para os cães, a melhor maneira de protege-los é adotar os cuidados preventivos e realizar a vacinação regular dos animais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Doença grave, cinomose canina pode ser alvo de campanha de conscientização no Rio

5 COMENTÁRIOS

  1. A minha cachorrinha estava com a barriguinha meio verdeada e não tava comendo nada e estava bambinha com eu acho que e essa doença e ela só tava com 1 mês e alguns dias.

  2. O problema não é a falta de conscientização da doença é a falta de vacina pois seus tutores não vacinam por ser cara e só aplicada em veterinária, pois é importada e a vacina nacional os veterinários alegam não ser tão eficaz quanto a internacional, mas é mentira , a anos aplico a nacional em meus cães e nunca mais tive algum cão com cinomose, os veterinários querem ganhar em cima da importada com aplicativo e consulta, aí fica muito caro, pago na nacional 25 reais eu mesma aplico e se for no veterinário não sairá por menos de 250 reais , com aplicação, vacina e consulta. Alegam que comprada fora pode ter mal armazenamento e perder a eficácia da vacina nacional, o mesmo pode acontecer na veterinária e eles nunca dão 100%nem na importada.

    • Concordo plenamente, Mais Eles tinham que fazer com a vacina fosse de graça como a da raiva. Tadinho dos cachorros e do donos que cuidam, assim como eu tenho uma cachorrinha em casa nessa situação que não pode andar, gastei muito com ela , e ainda preciso de ajuda de uma cadeira e de fraldas e vitaminas pra imunológico. E pior que ela não era minha, jogaram fora e eu fui ajudar por apareceu no meu portão, dei ração e um banho no meu portão mesmo não sabia que
      ela já com tudo baixo praquetas anemia etc.. depois do banho ela caiu com pemononia corri com ela pra zonosse do largo do bodegão, e eles chuparam o animal no meu CPF sem eu autorizar. Segurei uma banana por tenta ajudar,, E agora oq eu faço com a ela a minha vida parou por causa dessa doença. Cino mosse e eu não consigo arrumar ninguém pra fica com ela.e não tenho coragem de sacrificar pq ela tá fora de perigo mais não anda com as patas de traz .Tô passando uma luta muito grande com ela e sem ajuda por não tenho condições nenhuma pois já tenho outro cachorro e graças Deus e não pegou. Mas corre riscos. Q sofrimento essa doença pra que não tem condições nenhuma de cuidar pois vivo de auxílio do governo. Eles tem consciência de fazer a campanha sim, mas vacinas tem que ser grátis, principalmente pra população de baixa renda deputado Cláudio Castros . Por favor as vacinas tem ser grande. Obrigado.

      • Amada…ele volta a andar…procure no YouTube como fazer fisioterapia em casa…faz nele…já ajudei MTS e voltaram a andar… vc salvou uma vidinha ??

      • Bom dia
        Meu cachorro teve cinomose, além dos remédios fiz suco de quiabo, uma xícara de água e 2 quiabos batido no liquidificador, coe, ajuda da seringa na boca.
        Graças a Deus.
        Sarou
        Mas seria importante ter vacina de graça.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui