Dom Orani sobre acusação de Cabral: ‘Estou muito bem, tranquilo, em paz com minha consciência’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp


Assim como fez o ex-governador preso Sergio Cabral, na delação do ex-padre Wagner Portugal, figuras importantes da Igreja Católica carioca foram citadas como supostamente envolvidas em um caso de corrupção na saúde. Cabral chegou a citar o Arcebispo do Rio de Janeiro, embora de forma vaga e sem detalhes.

Wagner Portugal confessou ter participado do desvio de R$ 52 milhões dos cofres públicos por meio de contratos da secretaria estadual de Saúde com a organização social católica paulista Pró-Saúde, em 2013. Na tarde desta quinta-feira, Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, se pronunciou sobre a situação.

“Caríssimos amigos e irmãos. Creio que todos vocês veem as notícias. Quero agradecer a todas as manifestações carinhosas, de confiança e de certeza no que tenho realizado como arcebispo. Nossa casa e Arquidiocese está aberta a todo mundo, recebo a todos e vou em muitos lugares. Esse relacionamento não escolhe pessoas. Nisso de procurar servir, acabamos conversando com todos, sem distinção, como deve ser em nossa missão religiosa. Tenham certeza que sou muito preocupado com os pobres e necessitados, levando um pouco de esperança a essas pessoas. Estou muito bem, tranquilo, em paz com minha consciência. Que as pessoas que não falam bem possam ter uma outra ótica e fiquem em paz, e possamos construir um mundo mais fraterno e próspero”, disse o Arcebispo à Rádio Catedral.

Atuante em questões importantes para a cidade do Rio de Janeiro e para toda a Igreja Católica, Dom Orani recentemente completou cinco anos de Cardinalato, recebendo cumprimentos de todos os setores da sociedade. Muito respeitado em todos os meios, Dom Orani respondeu acusação à acusação de Cabral de forma direta: ‘Estou muito bem, tranquilo, em paz com minha consciência’. Dom Orani foi bispo de São José do Rio Preto e Arcebispo de Belém do Pará. Suas administrações não foram objeto de nenhum tipo de acusação ou escândalo.

Advertisement

Durante o dia o jornalismo da Record TV tem insistido com firmeza no assunto, o que tem causado desconforto na Comunidade Católica.

Isis Penido, Lugar Tenente da Ordem do Santo Sepulcro no Rio de Janeiro, uma das principais Ordens da Igreja Católica, disse em nota oficial que os ataques a Dom Orani são injustos e declarou apoio ao Cardeal e à Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A Associação Lar São Francisco de Assis rechaçou, em nota, as declarações do ex-governador, condenado a mais de 100 anos de cadeia. Na nota, a Associação afirmou que “não temos qualquer ligação com a OSS Pró-Saúde (…) Mantivemos durante os anos de 2012 a 2016 um contrato de gestão junto a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, para atendimento aos Pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, com o Centro de Trauma do Idoso e o Serviço de Transplantes de RIM e Fígado, onde o contrato fora encerrado em setembro de 2016 por inadimplência financeira do Estado do Rio de Janeiro, que até a presente data ainda não foi quitado. Informamos ainda que, regularmente, apresentamos prestação de contas do contrato de gestão de serviços de saúde celebrados entre a SES e nossa Associação, sendo as mesmas auditadas e aprovadas pela própria SES e Controladoria de Contas do Estado.”

Confira aqui a ÍNTEGRA do pronunciamento do Arcebispo do Rio de Janeiro:

“Caríssimos amigos e irmãos, que a Paz do Senhor esteja com todos.
Creio que todos vocês veem as notícias que saem pela mídia em geral, e queria abrir meu coração para cumprimentar a todos e, de maneira muito especial, agradecer todas as manifestações carinhosas que me dirigiram nesses dias, de confiança, de esperança, com a certeza do que, enquanto arcebispo do Rio de Janeiro, tenho realizado e feito.

A nossa arquidiocese, nossa casa, está aberta a qualquer pessoa. Sempre recebo a todos, assim como também vou a muitos lugares para compartilhar alegrias, tristezas, sofrimentos. Esse relacionamento não escolhe pessoas. Todos são testemunhas e, por isso mesmo, nesse afã de procurar servir, nós vamos continuar sempre sendo julgados, muitas vezes de maneiras não muito corretas.

Tenham certeza de que o arcebispo do Rio de Janeiro é bastante preocupado com o bem dos pobres, dos necessitados, no intuito de levar as pessoas a viverem cada vez melhor, com esperança e confiança, e, por isso, esse abraço e bênção especial a todos aqueles que manifestam esse carinho e essa preocupação.

Estou muito bem, com a consciência tranquila e em paz. Ao mesmo tempo, desejo que vocês continuem rezando por mim e para que, cada vez mais, as pessoas que nem sempre falam muito bem dos outros, experimentem também o perdão, a reconciliação e a paz em seus corações. Que juntos possamos construir um mundo mais justo, mais humano e mais fraterno.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dom Orani sobre acusação de Cabral: 'Estou muito bem, tranquilo, em paz com minha consciência'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui