Dom Orani Tempesta é nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, na Santa Sé

O Papa Francisco conduziu o Arcebispo do Rio à entidade cuja missão é tratar de assuntos relacionados à Sé Apostólica, além dos Sacramentos

Cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/O Globo

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, foi nomeado pelo Papa Francisco, nesta terça-feira (1), como membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, na Santa Sé. A Congregação trata de todos os assuntos pertinentes à Sé Apostólica, desde a promoção até a regulamentação da Liturgia. Mas, acima de tudo dos Sacramentos. Dom Orani colaborará com a congregação permanecendo no Rio de Janeiro.

A Congregação é resultado da união entre Dicastérios distintos: a Congregação para a Disciplina dos Sacramentos e a Congregação para o Culto Divino. A primeira foi instituída por S. Pio X, em 29 de junho de 1908, com a Constituição Apostólica Sapienti Consilio. E, a segunda por  Paulo VI, em 8 de maio de 1969, com a Constituição Apostólica Sacra Rituum Congregatio.

As congregações foram unificadas por Paulo VI, em11 de Julho de 1975, com a Constituição Apostólica Constans nobis studium e com o nome “S. Congregatio pro Sacramentis et Cultu Divino”, Posteriormente, os dois Dicastérios foram restaurados em autonomia e com as suas respectivas denominações “Congregação para os Sacramentos” e “Congregação para o Culto Divino” por João Paulo II, com o quirografia de 5 de Abril de 1984.

Foi João Paulo II também quem reunificou as duas entidades em um Dicastério com o nome “Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, com a Constituição Apostólica Pastor Bonus, publicada a 28 de Junho de 1988.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui