Domi Valansi: O momento que importa

A vida acontece no agora e é sobre isso que a artista soteropolitana Maria Baigur (1981) trata em sua segunda exposição individual na Galeria Mercedes Viegas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A meditação Mindfulness (ou “atenção plena”) é a prática de se concentrar completamente no presente. É um estado de atenção no momento atual sem ficar revivendo situações passadas ou projetando questões futuras. A vida acontece no agora e é sobre isso que a artista soteropolitana Maria Baigur (1981) trata em sua segunda exposição individual na Galeria Mercedes Viegas.

Para evocar este dado de tempo, a artista criou uma faixa de três metros de comprimento com os dizeres “Esse momento” e passou a fotografá-la em diferentes situações, para dessa forma atualizar o presente e a importância de se estar no agora através da fotografia.

Durante a pandemia, Maria Baigur fez um múltiplo, uma versão menor da frase, com 100 cópias. E então o objeto-manifesto passou a ser ativado pelo público, ganhando novos desdobramentos e um caráter de performance. A faixa foi registrada no meio do bloco, no meio das ondas, atrapalhando o trânsito nas redondezas do Saara. Para além do gesto, as imagens foram publicadas nas redes sociais com a hashtag #essemomento.

“Essa coisa de ver a série ganhando uma nova camada foi também sobre não estar em controle de nada, deixar fluir as emoções. Como na meditação. Ver o que eu planejei para o trabalho ter uma outra interpretação, é puro descontrole! No carnaval, que eu fiquei doente e não consegui sair para fotografar, eu recebi várias fotos aleatórias com a faixa. A série se fotografou sozinha”, conta a artista.

Advertisement

Na Galeria Mercedes Viegas, em um charmoso sobrado no Jardim Botânico com vista para o Cristo Redentor, estão expostas 12 fotos da série e um múltiplo da frase em néon. Uma curiosidade é que uma das imagens em exibição é de autoria anônima. A artista não sabe quem a tirou a foto, apenas conhece a pessoa que foi fotografada. A circulação da faixa pela cidade virou pretexto para fazer o clique, independentemente da presença da artista naquele momento.

Visite  “Maria Baigur: Esse momento” na Rua Abreu Fialho 5 S, Jardim Botânico até o dia 6 de setembro. Funcionamento de segunda a sexta, das 13h às 18h30. Entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Domi Valansi: O momento que importa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui