Domingo 22 de Maio tem passeio guiado e gratuito pelo bairro do Maracanã

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Maracana em 2007, Jcsalmon

Que tal conhecer um pouco mais sobre o bairro que abriga o estádio símbolo do Brasil, o Maracanã? É isso que promete a edição deste mês do Rolé Carioca, que acontece no domingo, 22 de maio, às 9h e sairá da Praça da Bandeira para mergulhar na história, arquitetura e identidade do bairro que dá nome ao lendário estádio.

icon675840_ 001

O roteiro traçado pelos professores de História da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins prevê o seguinte trajeto:

Advertisement

Praça da Bandeira, Baixo Garage, Escola Nacional de Circo, Centro Cultural Wilson Moreira, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, Palacete da Laguna, Estátua do Bellini – Maracanã – UERJ. A ideia é explorar pequenas ruas e recantos escondidos sob os viadutos e as grandes vias que cortam a região e pontuar as transformações urbanísticas, socio-econômicas e culturais da região,  até chegar ao estádio.

Rio de Janeiro- RJ- Brasil- 07/02/2015- O prefeito Eduardo Paes devolve à população neste sábado a Praça da Bandeira totalmente revitalizada. A nova área de lazer da Grande Tijuca fica sobre o reservatório de controle de enchentes, em operação desde dezembro de 2013 e que garante a minimização dos impactos das chuvas no local, que é a principal ligação entre as zonas Norte, Sul e Centro da cidade. O destaque da revitalização é o rinque de patinação, com 450 metros quadrados, o primeiro localizado na Zona Norte da cidade, que também poderá ser usado como pista de skate. Outro atrativo é a pista de caminhada com extensão de 212 metros, nova iluminação e arborização especial - que promete melhorar a sensação térmica local – e uma unidade de academia para a terceira idade. A bandeira, símbolo da praça, foi reinstalada e será hasteada pelo prefeito durante a inauguração.Foto: J.P. Engelbrecht/ PMRJ

“Oficialmente não existe o bairro do Maracanã.  Maracanã é o rio que desce do maciço da Tijuca e circunda o maior estádio do mundo.  Inaugurado em 1949, inacabado, para a Copa do Mundo de Futebol de 1950, o estádio recebeu posteriormente o nome de um dos mais importantes jornalistas da crônica esportiva, Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues. Mas no coração de todos os cariocas o seu entorno criou o bairro do Maracanã”, explica Rodrigo Rainha..

Como sempre acontece, o passeio é gratuito e dispensa inscrições.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Domingo 22 de Maio tem passeio guiado e gratuito pelo bairro do Maracanã
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui