Quem for fã de pipas tem de aproveitar e ir para a Cidade das Artes, na Barra, neste domingo. É que acontece no local o maior festival de pipas artísticas do país com diversas atrações gratuitas para toda a família.
O objetivo é mostrar a pipa, inventada na China há 2220 anos, como arte folclórica popular, e orientar as crianças com noções de segurança. Dividido em dois turnos: iurno (9h às 15h30) e noturno (15h30 às 21h30), cada um com competições nas categorias “mais bonita”, “mais original”, “melhor centopeia”, “maranhão vazado” e “raia vazada”. A parte competitiva não está aberta para inscrições, apenas para assistir.
A programação começa logo pela manhã com dois turnos de competição de pipas em diversas categorias como beleza e originalidade.
Na categoria beleza serão observados o acabamento e os detalhes na confecção das pipas. Na categoria originalidade formatos inusitados como figuras geométricas como barco, estrela, aviões levam vantagem. Outra categoria concorrente é a centopeia para pipas representativas nos formatos de centopeia e dragão com o tamanho de até 50 metros.
Veja a programação completa:
10:00h – Início do festival nas categorias:
-Mais bonita, mais original, melhor centopeia, maranhão vazado e raia vazada.
– Distribuição de pipas e normas de como empinar pipas com segurança com linhas e rabiolas para o público presente.
15:00h – Premiação aos vencedores do festival diurno.
15:30h – Oficina de aplicação de Leds nas pipas para o festival noturno.
17:00h – Festival de pipas Not
21:00h – Premiação aos vencedores.