Doses da vacina de Oxford podem ser descartadas nesta quarta-feira

A informação foi denunciada por funcionários de uma unidade da Clínica da Família localizada na Zona Oeste do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução: Internet

Em denúncia ao jornal O DIA, funcionários de uma Clínica da Família localizada na Zona Oeste do Rio informaram que doses da vacina de Oxford/AstraZeneca serão descartadas. O motivo para que os imunizantes sejam inutilizados é a ausência de público para a vacinação, pois apenas profissionais de saúde com 60 anos ou mais podem ser vacinados nesta etapa do processo de imunização.

A quantidade de vacinas descartadas nesta quarta-feira, dia 27/11, seria de 5 doses. Mas os funcionários da clínica alertam para o fato de que outras doses podem ficar inutilizadas nos proxímos dias, caso continue faltando pessoas dentro do grupo estipulado, para serem vacinadas.

Isso acontece, pois cada frasco do imunizante de Oxford pode vacinar até 10 pessoas. Assim, quando o frasco é aberto, o material precisa ser usado em até 6h ou perde a validade. Com a ausência de pessoas para ser vacinada dentro deste período, as doses acabam sendo descartadas.

De acordo com informações publicadas no jornal O DIA, um funcionário que preferiu não se identificar, relatou que, até às 13h20 de hoje, apenas 5 pessoas tinham ido ao local para receber a imunização. Por este motivo, após abertura do frasco, outras 5 pessoas precisavam ser vacinadas para que os imunizantes não fossem descartados.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Doses da vacina de Oxford podem ser descartadas nesta quarta-feira
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

73 COMENTÁRIOS

  1. A determinação do Ministério da Saúde em priorizar que as primeiras doses da vacina sejam focadas nos profissionais da área da Saúde com idade acima dos 60 anos, se dee ao fato; que eses profissionais como os demais idosos nessa faixa etária, são os mais vulneráveis ao contágio da COVID-19.
    Cabe aos prefeitos, terem informações dos dados pessoais dos profissionais que atuam em cada Unidade de Saúde, para que tal faot como este não venha ocorrer.

  2. Não deve ser fácil conseguir tantos profissionais de Saúde acima de 60 anos,
    O jeito é dar prioridade aos idosos acima de 60 anos independente de sua profissão ou aposentado.

  3. Acho que não tem nada a ver com a idade, diz a notícia os profissionais de Saúde têm prioridade de ser vacinados por que estão em contato direto com os infectados, independente da idade.

  4. Acho que não tem nada a ver com a idade, diz a notícia os profissionais de Saúde têm prioridade de ser vacinados por que estão, em contato direto com os infectados, independente da idade.

  5. Quem distribui a vacina no estado do RJ é o governo estadual e quem executa a logistica é o municipio. Governo federal não tem nada com estes erros. Apenas envia para os estados. Quem critica o governo federal é mal intencionado.

  6. Realmente é um absurdo o que fazem p tentar prejudicar um homem e de rasteira vai o povo. Esses pétalas são tão ignorantes que tem até problemas de entender as coisas .Nunca se estipulou idade p o pessoal da saúde. Mas se tratando do Rio vai ver que querem tirar proveito da miséria das pessoas.

  7. Enquanto o povo está preocupado com as besteiras que estão fazendo com a distribuição e aplicação da vacina, o boisonaro e seus cúmplices continuam acabando com todo o patrimônio do nosso País. Estamos sendo desendustrializados e transformados em colônia novamente. Está acabando com nossos postos de trabalho e importando tudo o que produzimos, para mascarar o envio do dinheiro para o exterior. Junto com esse dinheiro está o emprego e capacidade produtiva desse País. Quem votou nesse fdp que faça algo para reverter essa situação!

  8. Aonde está escrito que os profissionais da saúde tem que ter mais de 60 anos pra receberem as vacinas. Só mesmo os imbecis é idiotas que deveriam estar revoltados com quem nao tem direitos e estão tomando as vacinas.

  9. O presidentinho tem grande parcela de culpa sim….ele ficou o tempo todo desestimulando as pessoas à tomarem a vacina…ele é um irresponsável…

  10. A comunidade gay, a cima de 50 anos, do meu bairro está botando a culpa de sua opção sexual no presidente Jair Bolsonaro, eles dizem que eram fans de Bolsonaro desde que ele era tenente.

  11. Não sei se o Diário do Rio contrata Jornalista INCOPETENTE ou é má fé mesmo … Está sendo divulgado o protocolo de vacinação 24h por dia … 07 dias por semana … NÃO EXISTE FAIXA DE IDADE … E SIM GRUPO PRIORITÁRIO(Profissionais da linha de frente, Idosos, Deficientes físicos com comorbidade e Indígenas)… E é um absurdo replicar a ignorância de uma fonte, se é que existe, sem checar a veracidade. CASO A VACINA ESTIVER VENCENDO E NÃO TER A DEMANDA PROTOCOLAR, PODE E DEVE SER ULTILIZADA A TODOS QUE A QUEIRAM, basta registrar e formalizar no controle administrativo.

  12. Agora tudo cai na conta do Presidente! Se as pessoas não vão tomar vacina, é culpa dele! Se não tem vacina, é culpa dele! Fazem um agendamento como disse o colega de 10 em 10! Depois de tanta luta, descartar as vacinas? Pensem bem!

  13. Cleide, concordo com vc. Primeiro, a informação está errada, os funcionários da saúde são imunizados independente da idade. Depois, O QUE o presidente tem a ver com ista situação específica? Em qualquer lugar que se aplica deve haver uma lista para controle. Isto é básico na dispensação de medicamentos, mais ainda em vacinação. Se perderam o controle, foi por falta de organização prévia ou descaso de quem estava na lista.

  14. Que absurdo eu qro tomar essa da Oxford e ak não tem manda pra casa Branca SP e mande me avisar pra pra mim e a mais confiável e impossível q n tem idosos aí pra tomar eu faço 60 quarta feira e pra mim ganhar está vacina seria um presente.de Deus..

  15. O Moacir, seu corno FDP, tem determinação do ministério da saúde de que caso isso ocorra, vacine- se quem estiver no local. Tu não sabe ler, ou é um analfabeto funcional ou e não uma esquerdistas grandíssimo F I L H O. D A. P U T A, vc e este reporte de merda.

  16. Matéria ridícula. Profissionais ridículo e mais ridículo foi quem postou. Falta de informação dizer que só profissionais da saúde acima de 60 anos podem ser vacinados. Todos os profissionais da saúde devem ser vacinados, independente da idade. E pura falta de competência dessa gestão em divulgar para que as pessoas possam ir receber a vacina. Bando de incompetente. E ainda querem culpar o Presidente que fez a parte dele em comprar. Falta de valorizar o dinheiro público. Por isso o Brasil não vai pra frente.

  17. Vcs acham que a coronavac tá sendo aplicada em todo mundo que quer?
    Tá não meus queridos. É profissional de saúde, indígenas, quilombolas.
    Eu tenho comorbidades, se fosse por falta de procura eu teria tomado já qualquer uma.
    Quem menos tá fazendo é essa m**da desse presidente

  18. Meu Deus! Presidente mude sua postura, mostre pq foi eleito,por favor. Se o Senhor não é a favor, eu entendo, mas a maioria não pensa assim.
    Maria

  19. Com toda a certeza a incompetência é de quem governa o país. É contra a vacina além de ter o pior ministro da saúde que não tem o mínimo domínio sobre como conduzir um plano de vacinação eficiente. Isso nos leva a crer, que toda essa história em ser especialista em logística, é uma piada pra boi dormir.

  20. O que não faz pessoas de esquerda, não fez a divulgação correta só para prejudicar o governo e por isso que fica desgraçado da vida com esquerda nojenta ao redor essas pessoas fedem.

  21. Se isso realmente está acontecendo , me faz concluir : muita incompetência na organização ou estão até boicotando essa vacina de OXFORD , que se mostrou até mais eficaz que outras; eu mesma idosa estou rezando para tomá-la e me deparo com um absurdo desse!!!

  22. Quanta incompetência! Só vacinar pessoas acima dos 60 anos na rendondeza mesmo, já que não fizeram um cadastro de reserva. Agora descartar vacinas que valem vidas é mais prático? É de uma falta de inteligência e iniciativa., pelo amor de Deus! Há muita cabeça de pulga vagando por aí. Vergonha total!

  23. Maior desconhecimento do serviço publico é achar q é culpa do servidor q está aplicando a vacina. A culpa é do planejador, ministro da saude e o presidente q o matem lá. O aplicador da vacina so cumpre ordem. Alem disso, se ele aplicar vacina fora do grupo, vai responder por improbidade e perder o emprego, se porém, nao aplicar a vacina e ela vencer, ele nao responde. Eu gostaria de tomar a vacina, mas o servidor tem razão de não aplicar fora do q foi definido. Responsável é quem cria a norma e planeja, não quem aplica vacina.

  24. Parece que as pessoas são mal informadas a respeito da falta de autonomia do funcionário público. Por favor, sugiro que se informem mais. O servidor público não pode tomar esse tipo de decisão. Pode ser punido. Essas decisões tem que vir de outra esfera.

  25. ESSA MATÉRIA JA É POLITUCA, PRA AFIRMAR Q OXFORD NÃO ESTÁ SENDO PROCURADA PELO POVO, E DIZER Q A CORONACHINA Q É A MELHOR. FORAM DESCARTADAS 1 FRASCO Q VSCINARIA 5 PESSOAS, NAS MANCHETES VÃO POSTAR, O POVO REJEITA A Vacina DE OXFORD. ENTENDERAM A MÁFIA????

  26. Que notícia fajuta. Muitos erros grotescos.
    Os grupos prioritários para a primeira fase são:
    “1º Trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas);”

  27. O governo está disponibilizando as vacinas, mesmo que em quantidade não satisfatória, mas todos os países estão com dificuldades de aquisição. Mas um funcionário público não saber organizar a fila de vacinação é o fim, espera chegar uma quantidade pessoas para abrir o frasco, ou faça agendamento. Convoque um morador do bairro, um agente de saúde, mas se jogar fora deve ser preso, por levar a vida dos que mais precisam.

  28. Acho que deveriam criar um cadastro de reserva para pessoas que na outra faixa possam ser vacinadas. Tipo criar um cadastro de reservas e essas pessoas ficariam avisadas para comparecer ao local determinado a tantas horas do final do expediente para que as vacinas possam ser aproveitadas. Fiz uma cirurgia e fiquei por duas vezes de resersas e so seguir o mesmo padrao para cirurgias. Esse metodo e realizadono hospital pedro ernesto rj.

  29. A falta de planejamento é ridícula num país tão grande tanta gente morrendo e esses incompetentes jogando fora algo tão importante só no Brasil mesmo … Vergonha de ser brasileiro

  30. O funcionalismo público tem que acabar mesmo. Os idiotas ainda assinam em baixo de uma burrice dessas. Não conseguem dar um passo sem ser mandando

  31. A incompetência dos órgãos públicos e a burrocracia é um absurdo, inaceitável e nojenta.
    Milhões de brasileiros aguardando a vacina e estes irresponsáveis querendo descartar.

  32. Este Brasil está realmente faltando escolas
    Como abrir o frasco, tendo somente um (1) à vacinar. Que espere ter cinco horas pois pois. Mas perder 4 vacinas ,por 1 não esperar. Isto é abusar da inteligência dos demais. Pelo amor de Deus.

  33. Eu quero me vacinar tenho 63 anos, gostaria da vacina de Oxford. Estou presa em casa há 11 meses. Sou de Aracaju. Por favor. Isso é um absurdo dos absurdos, deixar perder a vacina. Sigam o exemplo de Recife Pernambuco. Distribuam para os idosos.

  34. RIO DE JANEIRO SENDO RIO DE JANEIRO…. LAMENTÁVEL, Se Maomé não vai a montanha , A Montanha vai a Maomé. Leva as vacinas aos locais onde o povo está … É tão fácil .

  35. Com um pouquinho de inteligência do responsável pelo setor resolveria a questão!! Éra só abrir o frasco quando tiver as10 pessoas a serem vacinadas!!

  36. Há tantas doses sobrando que estamos dando o luxo de jogar fora. O Brasil sempre será um País de pessoas ignorantes e sem iniciativa própria. Um espanto!

  37. Uma puta sacanagem isso , falta de competência e organização desses profissionais ! Por que não fazer uma triagem , se o frasco é pra 10 vacinas então pq n abrem o frasco qdo tiver 10 pessoas ? Se torna revoltante essa matéria , o país na crise q está , o povo precisando ser imunizado é acontece uma irresponsabilidade dessa e c certeza deve ter muitos casos idênticos !

  38. 10 doses !
    Absurdo ! Absurdo, vejo negligência dos responsáveis , pessoas em UTI morrendo e tamos nos danos o luxo de jogar vacina fora ! Começa pegar outros grupos também pra adiantar a imunização da população!

  39. Falta de respeito e amor com o próximo..gente não dá pra entender esse país de corruptos..a doença matando pessoas e eles negando uma esperança para alguém…pega idosos que passam na rua…profissionais da saúde velho ou novo não importa….agora jogar fora só pq não pd vacinar só mesmo aq nesse país vergonhoso isso…da nojo ??

  40. Há muitas pessoas nas ruas que poderão ser vacinadas. É só levar as vacinas a elas. Um exemplo é a cracolândia e moradores de ruas. Eles têm direito também à vacinas. Outra forma de usar as vacinas é alertar mais à população fazendo propagandas em redes sociais. O que não pode é jogar mais dinheiro fora, sabendo que as vacinas são imunizantes à covid-19. Falta propagandas incentivadoras nas mídias sociais!

  41. Qualquer vacina que diminua esta mortalidade absurda eu bem vinda. Agora que é uma falta de organização é claro, o que esperar De um país que tem fura fila pra vacinar, o que esperar de um país que os políticos sempre roubam e isso é “normal” pra muitos. Enfim deveriam vacinar qualquer funcionário do hospital pra não jogar fora e de preferência que seja mais velho o funcionário

  42. Se sai profissionais da saúde que serão imunizados, deveria ser organizado. Com agendamento prévio por lista e locais certos… A maior bobagem que fizeram foi distribuir a vacina para muitos locais. Um verdadeiro descontrole. Ineficiência. Incompetência.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui