‘Drone falante’ da prefeitura agora pede às pessoas que usem máscara

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Drone falante passa a dar orientações sobre uso de máscaras nas ruas. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio adicionou uma nova mensagem para uso no “drone falante“, que já circula em pontos da cidade pedindo para as pessoas evitarem aglomeração. Agora, o equipamento emite a orientação pelo uso obrigatório de máscara, conforme decreto do prefeito Marcelo Crivella para aumentar a prevenção ao contágio da Covid-19.

Diz o drone: “Atenção, a Prefeitura do Rio informa: é obrigatório o uso de máscara facial. Colabore. Proteja-se e proteja o próximo”

Drone se junta ao Disk Aglomeração

O drone foi uma iniciativa do IplanRio em conjunto com o Centro de Operações. O serviço foi incorporado no atendimento das chamadas do Disk Aglomeração pelo 1746 e permite à Prefeitura estender a fiscalização em pontos como estações de BRT na cidade.

Advertisement

Para ajudar no monitoramento, todas as ações do drone são transmitidas em tempo real para a base operacional do Riocentro, onde funciona o Gabinete de Crise da Prefeitura, e para o Centro de Operações, na Cidade Nova.

O decreto da obrigatoriedade do uso de máscaras

O decreto do prefeito Marcelo Crivella foi publicado no sábado (18/04), em edição especial do Diário Oficial do Município, e tornou obrigatório desde o dia 23/04 o uso de máscaras na cidade para quem sair às ruas e nos estabelecimentos abertos ao público.

Quem não usar as máscaras poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

O prefeito tem destacado que, mais que multar, o decreto é para conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras neste momento em que a curva de contágio do novo coronavírus se acentua na cidade.

No último dia 16/04, em seu primeiro teste realizado nas ruas da cidade. O “Drone Falante” entrou em ação na área próxima ao BRT do bairro para atuar no combate às aglomerações, que têm sido denunciadas pelos moradores da região. A mini areronave, no entanto, acabou fazendo justamente o contrário: reuniu uma série de pessoas curiosas que se amontoaram na tentativa de ver o funcionamento do equipamento, atitude que vai totalmente contra as recomendações de enfrentamento a Covid-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Drone falante' da prefeitura agora pede às pessoas que usem máscara
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui