
As operações de pouso no Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Centro do Rio de Janeiro, tiveram que ser suspensas entre entre 15h50 e 16h35, desta quinta-feira (20), por conta de um avistamento de um drone.
De acordo de um comunicado da Infraero, o veículo aéreo não tripulado (VANT) estava em rota de aproximação, nas proximidades da Ponte Rio-Niterói, o que dez um avião da companhia aérea Azul desviar para o Aeroporto do Galeão, localizado na Ilha do Governador, na Zona Norte da cidade.
Ao jornal O DIA, passageiras que estavam no voo contaram que, no momento que o avião se aproximava do terminal do Centro, o piloto arremeteu e ainda teria ficado no ar por quase uma hora, antes de pousar no Galeão. O voo havia partido do Aeroporto de Congonhas (SP), por volta das 15h15.
“Quando a gente já estava para pousar no Santos Dumont, tivemos que subir de novo e ficamos quase uma hora rodando. Tinha drone na pista e eles não conseguiram identificar de quem era e onde estavam. Tivemos que descer no Galeão, porque o comissário disse que o Santos Dumont estava fechado”, relatou jornalista Gabriela Mattos, de 31 anos, ao veículo.
Outra passageira, a pesquisadora Renata Oliveira, contou que a presença de drones no espaço aéreo no Centro inviabilizou o pouso. Após chegarem ao terminal do Galeão, os passageiros ainda tiveram que enfrentar uma dúvida operacional.
“Ainda ficamos um bom tempo na pista do Galeão, pois estavam avaliando voltar para o Santos Dummont. Os passageiros ficaram indignados”, explicou a pesquisadora.
O jornal O DIA teria tentado entrar em contato com a Azul, mas até o fechamento da matéria não havia tido resposta.