Duas semanas após folia no Rio, números da Covid-19 seguem em queda na cidade

De todos os indicadores da pandemia, apenas o número de testes realizados registrou aumento. Contudo, a taxa de positividade segue caindo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bloco de Carnaval nos arredores do Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio, em 27 de fevereiro de 2022 - Foto: Reprodução/Internet

Muitas pessoas temiam por um possível aumento nos indicadores da Covid-19 após os dias de Carnaval, quando uma folia espontânea se formou pelas ruas do Rio de Janeiro. Porém, 15 dias depois, os números seguem em um cenário otimista. Nas últimas semanas apenas a quantidade de testes realizados teve um aumento. De acordo com a secretaria municipal de Saúde (SMS), isso ocorreu por conta de uma busca entre pessoas assintomáticas que quiseram se testar por razões burocráticas. As informações foram divulgadas pelo jornal “O Globo”.

De acordo com o painel Covid-19 da Prefeitura, a média móvel de casos positivos por dia estava em 1.315 nesta segunda-feira, uma redução de 11% em relação a duas semanas antes. O índice de óbitos também caiu: a média móvel está em 19. Há 14 dias, eram 27 notificações por dia.

O número de casos de síndrome gripal também permanece em queda. Na semana epidemiológica 9, que compreendeu os dias de carnaval (27 de fevereiro a 5 de março), foram 26.087 casos notificados. Já na semana epidemiológica seguinte (6 a 12 de março), o total foi de 20.796 registros, uma redução de 20%.

De todos os indicadores da pandemia, apenas o número de testes de Covid-19 realizados registrou aumento recentemente. Foram feitos aproximadamente 21 mil exames na cidade na semana epidemiológica 9, ao passo que, na semana 10 (6 a 12 de março), o total saltou para cerca de 25 mil, um aumento de 20%. Contudo, a taxa de positividade segue caindo, com redução de 9% para 8% no período.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duas semanas após folia no Rio, números da Covid-19 seguem em queda na cidade
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esperando o quadro com o tal BOOM de novos casos, a superlotação dos hospitais e o quadro desesperador de pandemia que foi “pintado” por inúmeros “especialistas” que comentaram nas matérias anteriores quando se falava de carnaval no RJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui