Duas toneladas de lixo e produtos irregulares são queimados pela Prefeitura no Parque de Grumari

Os agentes da Prefeitura encontraram barracas, sacos de biscoito, comércio ilegal, e muito lixo. O desrespeito era total no Parque

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Operação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente queima 2 toneladas de lixo / Foto: Jefferson Teófilo - Prefeitura

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou, nesta terça-feira (9/02), uma operação nas praias do Perigoso, do Meio e Funda, localizadas no Parque Natural Municipal de Grumari, na Zona Oeste do Rio de Janeiro para reprimir acampamentos em área protegida e retirar barracas de venda de bebidas clandestinas.

Os agentes da Prefeitura, no entanto, encontraram um nível de desordem ainda maior do que o esperado. Na ação foram apreendidas latas de cerveja, garrafas PET, sacos de biscoito, várias barracas de acampamento e comércio ilegais, além de terem sido recolhidos 850 quilos de lixo. Ao todo foram queimadas duas toneladas de materiais irregulares.

A ação, que contou com apoio da PM Ambiental, da Guarda Municipal do Rio e da Capitania dos Portos, contou com a participação de 50 pessoas, que chegaram à Praia do Perigoso por mar e por terra. Por mar, um grupo aportou em uma embarcação da Capitania dos Portos; e por terra, a equipe teve de percorrer uma trilha de difícil acesso.

Uma parte do material apreendido foi transportada em botes infláveis da Prefeitura para a embarcação da Capitania do Portos, sendo que o material usado para a construção das barracas clandestinas foram incendiadas pela fiscalização.

Advertisement

Incinerar material irregular é uma prática permitida pelo Decreto Federal 6514/08, cujo artigo 111 prevê que produtos, inclusive madeiras, subprodutos e instrumentos utilizados na prática da infração poderão ser destruídos ou inutilizados quando o transporte e a guarda forem inviáveis.

As praias do Perigoso, do Meio e Funda têm proteção integral.  O Parque de Grumari é gerido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duas toneladas de lixo e produtos irregulares são queimados pela Prefeitura no Parque de Grumari
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui