Duque de Caxias confirma primeiro caso de Coronavírus

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, registrou nesta segunda-feira (23/03) o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Trata-se de uma mulher, de 23 anos, profissional de saúde e que trabalha em hospital privado do município do Rio de Janeiro. A paciente, sem histórico de viagem, foi atendida em hospital da rede privada, no município de Duque de Caxias, com quadro de síndrome gripal.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que, no momento, a mesma está clinicamente bem, em isolamento domiciliar e sem sintomas de gravidade, sendo monitorada diariamente pela Vigilância Epidemiológica do município.

Os seus contatos domiciliares estão assintomáticos e também são monitorados. O boletim epidemiológico sobre o Coronavírus no município de Duque de Caxias, atualizado nesta segunda-feira, 23/03/2020, apresenta os seguintes resultados:

  • 77 casos suspeitos notificados
  • 1 caso confirmado
  • 3 casos descartados
  • 0 óbitos.”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias comprou o antigo Hospital São José da rede Amil, onde pretendem alocar 100 leitos para atender exclusivamente os casos de Covid-19 que possam surgir na região.

Advertisement

A Prefeitura Municipal de Duque de Caxias criou um novo portal para facilitar o acesso às informações sobre as medidas adotadas pelo município para o enfrentamento ao novo Coronavírus. Nele, serão publicadas diariamente matérias e atualizações sobre a situação de combate ao vírus na cidade. O objetivo é manter em segurança a população e evitar a disseminação da doença. Para acessar o novo portal, basta clicar no link a seguir.

Além do hospital exclusivo para tratar do Corona Vírus, 56 leitos no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, deve ser inaugurado em 10 ou 15 dias; 20 leitos na Policlínica Duque de Caxias; 10 leitos de CTI pediátrico no Hospital Infantil Ismélia da Silveira; 40 leitos nas seis UPHs da cidade, com atendimento 24 horas; e 100 leitos na nova Maternidade de Santa Cruz da Serra, que poderão ser usados em caso de necessidade.

Além disso, a Prefeitura deu início nesta segunda-feira (23) à 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação. A primeira fase da campanha, que vai de 23/03 a 15/04, tem o objetivo de proteger os mais vulneráveis (idosos) e os que estão na linha de frente no atendimento dos serviços de saúde (profissionais de Saúde). A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza doses da vacina contra a Influenza em mais de 50 unidades de saúde e mantém um polo especial na Praça do Pacificador (De 23 a 27/03) e a Defesa Civil Municipal está orientando a população, através das sirenes de alerta de chuva nas comunidades, a respeito das medidas a serem tomadas em prevenção ao COVID-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duque de Caxias confirma primeiro caso de Coronavírus
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui