Duque de Caxias ganha Centro de Referência do Artesanato da Baixada Fluminense

As inscrições para participar das oficinas estão abertas até o dia 5 de março e podem ser realizadas pela internet. As aulas começam nesta segunda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Moskow

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou nesta semana o programa “Centro de Referência do Artesanato da Baixada”. A apresentação do projeto aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, na quinta-feira (10/02) e contou com a participação dos secretários de Cultura dos municípios que compõem a Baixada Fluminense.

De acordo com a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, cada região manifesta o artesanato de forma diferente. Por este motivo, a intenção é usar o Centro de Referência em Duque de Caxias como projeto-piloto e, aos poucos, seguir expandindo para outras regiões do estado.

O artesanato é muito rico no Rio de Janeiro, é diverso, plural. É um mercado que oferece muitas oportunidades, mas exige capacitação. Então, estamos aqui, enquanto Estado, para incentivar projetos como este, que abram portas e garantam a geração de renda para o povo fluminense“, ressaltou Danielle Barros.

O Centro de Referência vai atender os 13 municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Itaguaí, Japeri, Magé, Guapimirim, Mesquita, Nilópolis, Paracambi, São João de Meriti, Queimados e Seropédica. As inscrições para participar das oficinas estão abertas até o dia 5 de março e podem ser realizadas pela internet. As aulas começam nesta segunda-feira.

O Centro de Referência vai funcionar como a Casa do Artesão na Baixada, oferecendo capacitação em diversas técnicas de artesanato, tudo gratuitamente, e contribuindo para a geração de renda familiar para a população daquela região. A princípio, o projeto acontecerá durante 10 meses, realizando aulas técnicas de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e à tarde. Aos sábados, o foco será para atender crianças e adolescentes de 8 a 13 anos, com aulas pela manhã. As oficinas abordam segmentos como pintura em tecido, modelagem de biscuit, tricô, crochê e reciclagem.

O projeto é apresentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realização da Sagre, patrocínio da Caçula, parceria da Associação de Artesãos do Rio de Todos e apoio do Shopping Ela.

Serviço

  • Período de inscrição: 10/02 a 05/03
    Idade: a partir de 8 anos
    Exigência: ser morador de um dos municípios da Baixada Fluminense
    Site para inscrição: www.artesanatonabaixada.com.br
    Endereço: Shopping Ela – Avenida Presidente Kennedy, 1.777, Centro, Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duque de Caxias ganha Centro de Referência do Artesanato da Baixada Fluminense

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui