Duque de Caxias retira obrigatoriedade do uso de máscaras

Decreto do prefeito desobriga uso de máscaras em locais abertos e fechados no território do município. A justificativa é que a cobertura vacinal já seria suficiente, com 70% tendo tomado a primeira dose e 46,8% com a segunda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta terça-feira (05/10), a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou um decreto desobrigando o uso de máscaras na cidade. O texto leva em conta o “alto número de pessoas vacinadas”.

Segundo o decreto, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório tanto em locais abertos como em ambientes fechados. Entre as considerações, a Prefeitura cita a vacinação avançada e a “queda constante” dos indicadores de avaliação para contaminação da Covid no município.

O texto cita também que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu a autonomia dos municípios na tomada de decisões para combate à Covid.

A nova regra não se aplica a quem estiver infectado ou com suspeita de Covid durante o período de transmissão. Nesses casos, o uso de máscara permanece sendo obrigatório.

Advertisement

Segundo nota enviada pela Prefeitura de Duque de Caxias, o município já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra o coronavírus.

O número de aplicações de primeira dose já ultrapassou a marca de 70% da população alvo. A segunda dose na cidade da Baixada Fluminense alcançou, até o momento, 46,8% do público alvo“, diz a nota.

No entanto, um levantamento da Alerj feito com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a vacinação nos municípios do Rio de Janeiro colocou Duque de Caxias entre os municípios com menor cobertura vacinal do estado. A vizinha cidade do Rio de Janeiro, todavia, já tem cobertura vacinal superior à dos Estados Unidos da América, segundo estatísticas oficiais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Duque de Caxias retira obrigatoriedade do uso de máscaras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui