Imagem apenas ilustrativa | Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta terça-feira (05/10), a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, publicou um decreto desobrigando o uso de máscaras na cidade. O texto leva em conta o “alto número de pessoas vacinadas”.

Segundo o decreto, o uso de máscaras deixa de ser obrigatório tanto em locais abertos como em ambientes fechados. Entre as considerações, a Prefeitura cita a vacinação avançada e a “queda constante” dos indicadores de avaliação para contaminação da Covid no município.

O texto cita também que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu a autonomia dos municípios na tomada de decisões para combate à Covid.

A nova regra não se aplica a quem estiver infectado ou com suspeita de Covid durante o período de transmissão. Nesses casos, o uso de máscara permanece sendo obrigatório.

Segundo nota enviada pela Prefeitura de Duque de Caxias, o município já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra o coronavírus.

O número de aplicações de primeira dose já ultrapassou a marca de 70% da população alvo. A segunda dose na cidade da Baixada Fluminense alcançou, até o momento, 46,8% do público alvo“, diz a nota.

No entanto, um levantamento da Alerj feito com base nos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a vacinação nos municípios do Rio de Janeiro colocou Duque de Caxias entre os municípios com menor cobertura vacinal do estado. A vizinha cidade do Rio de Janeiro, todavia, já tem cobertura vacinal superior à dos Estados Unidos da América, segundo estatísticas oficiais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui