Dúvidas sobre o Red Bull Air Race – Etapa do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para você entender melhor a origem e os objetivos do Air Race, dê uma olhada nas perguntas mais frequentes.

P. O que é o Red Bull Air Race?
R: O Red Bull Air Race é um esporte motorizado relativamente novo e de alta performance. Durante o Air Race, o piloto deve voar entre mastros infláveis, os chamados Air Gates, dispostos para formar uma pista de slalom no céu. O objetivo é percorrer a pista no menor tempo possível e, ao mesmo tempo, evitar pontos de penalidade. É uma competição onde precisão e habilidade são cruciais para o sucesso. Além de exigir concentração mental total, os pilotos são forçados ao limite físico, manobrando suas aeronaves a velocidades de até 400km/h e suportando forças gravitacionais de 10G.

P: Quem inventou esse esporte?
R: A idéia do Red Bull Air Race foi concebida em 2001 pelo departamento esportivo da Red Bull, que tem sido responsável por criar uma grande variedade de eventos esportivos inéditos em todo o mundo. A idéia era desenvolver uma nova corrida aérea que desafiasse a habilidade dos melhores pilotos do mundo. A Red Bull queria criar uma corrida no céu. Não uma que só medisse velocidade, mas também precisão e habilidade. A sugestão foi construir uma pista de corrida no céu especialmente projetada para o evento onde os pilotos pudessem voar em altas velocidades.

P: As regras são complicadas?
R: As regras são bem diretas. Se o piloto não passar pelo gate/ pilão como foi especificado ou não conseguir fazer uma manobra de giro corretamente, ele perderá, como forma de penalidade, segundos que serão adicionados a seu tempo. Esses segundos variam dependendo do que o piloto fizer de errado.

Advertisement

P: Como o tempo é medido?
R: O sistema que mede o tempo das aeronaves é diferente dos sistemas tradicionais. Ele faz a medição tridimensionalmente e mil vezes por segundo em uma área definida. Além do tempo, o sistema mede a força centrífuga, a velocidade da aeronave e o pulso dos pilotos.

P: De onde são os pilotos?
R: Na última temporada havia pilotos dos EUA, França, Inglaterra, Hungria, Holanda, Alemanha e Espanha. Este ano há três novos participantes de três países diferentes: Áustria, Rússia e África do Sul.

P: O que é necessário para se tornar um piloto competidor do Red Bull Air Race?
R: Somente os pilotos mais experientes e habilidosos são selecionados para competir. Os critérios para se tornar um competidor são extremamente rígidos. Grandes feitos em competições aéreas internacionais é pré-requisito, por exemplo, a aerobatic European Championships, a aerobatic World Championships e a World Grand Prix organizadas pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale). Os pilotos também devem estar atuando ativamente em shows aéreos de acrobacias. Se os pilotos preencherem esses requisitos e tiverem uma aeronave apropriada, eles serão convidados a participar da etapa de qualificação que acontece no final de cada temporada.

P: Como o campeão é escolhido?
R: Os pilotos recebem pontuação em cada Air Race dependendo da colocação em que terminam. O piloto que terminar a série com maior pontuação é aclamado o campeão mundial oficial do Red Bull Air Race.

P: Onde as corridas acontecem?
R: Os locais variam de país para país. As corridas geralmente acontecem em pistas de pouso e decolagem por razões óbvias, mas também podem acontecer sobre cidades, sobre a água ou áreas de beleza natural. Isso significa que às vezes existe a necessidade de se ter pistas especialmente construídas. Por exemplo, em 2006 em Barcelona, uma pista temporária foi construída bem ao lado da praia.

P: Do que são feitos os Air Gates?
R: Os Air Gates infláveis têm 20 metros de altura e são formados por dois cones feitos de um material ultraleve de vela de barco que se rompe se tocado por uma aeronave. Uma espécie de pilão. Se uma aeronave atingir o cone, ele desinflará imediatamente, não oferecendo nenhum perigo ao piloto e poderá ser inflado novamente em uma questão de minutos. O Quadro é um gate feito de quatro cones.

P: Como os pilotos cruzam os gates?
R: O piloto deve crizar os gates de diferentes maneiras. Os Air Gates infláveis estão dispostos de duas maneiras: paralelos, onde o piloto deve voar entre os dois pilões (air Gates), ou individuais, onde o piloto deve voar entre eles como em slalom.
Eles devem cruzar numa altura correta – horizontalmente ou verticalmente (gume de faca) quando cruzam os gates paralelos. Segundos de penalidade serão adicionados ao tempo do piloto se o desempenho não for o correto.

P: Um piloto pode ser desqualificado?
R: Um piloto pode ser desqualificado por várias razões, todas relacionadas à pilotagem perigosa. Por exemplo, voar muito perto do chão ou tocar o gate/ pilão com a hélice.

P: Como tudo é transportado de um local de corrida para outro?
R: Dentro da Europa os pilotos voam em suas aeronaves de um destino a outro e o equipamento do evento é levado por caminhões. Para fora da Europa, as aeronaves são parcialmente desmontadas e transportadas com o restante do equipamento do evento como frete aéreo por um avião de carga fretado. Se houver tempo, as aeronaves e o equipamento são transportados como frete marítimo em container. No total, 200 toneladas de equipamento são transportadas para cada corrida.

P: Quanto tempo leva para montar e desmontar o Red Bull Air Race?
R: Dependendo da infra-estrutura de cada corrida, a montagem leva aproximadamente 12 dias e a desmontagem cerca de 3 dias.

Red Bull Air Race Rio de Janeiro Dia 21 de abril – Praia de Botafogo

Dois dias antes da competição já será possível ter uma idéia do que vai acontecer. Na quinta (19), entre 12 e 15 horas, haverá os treinos livres. No dia seguinte, no mesmo horário, os treinos classificatórios. E no sábado (21), a partir das 13 horas, a esperada corrida.

Um vídeo que mostra algumas cenas do Red Bull Air Race.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dúvidas sobre o Red Bull Air Race - Etapa do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui