É hora de privatizar a UERJ?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

UERJ É hora de privatizar a UERJ?

Tem alguns temas que a maioria evitar entrar devido a polêmica, um deles é a privatização de universidades de Ensino Público, mas a situação sem saída do estado do Rio nos obriga a perguntar, é hora de privatizar a UERJ? Afinal, vale a pena pagar pelo ensino universitário de uma maioria que tem como pagar uma universidade particular? E vale estudar em uma universidade pontuada por problemas e greves?

A crise já tem afastado os alunos, de acordo com o Jornal do Brasil, dobrou o número da evasão de alunos da UERJ. E a percepção dos vestibulandos sobre os problemas que passa a universidade, já os afasta da busca por uma vaga. Afinal, quem vai querer estar em uma universidade que não se sabe quando concluirá o concurso. Isso sem contar os profissionais que estão abandonando a UERJ, como professores e pesquisadores com atraso nos pagamentos.

Apesar do que diz os defensores das universidades públicas, é fato que quem tem mais chances de passar para os cursos mais concorridos são aqueles que fizeram um bom pré-vestibular, que custa caro. Se pode pagar estes cursos, logo pode pagar uma boa universidade. Liberando assim o orçamento do governo para outras atividades, incluindo a educação básica e técnica. Um aluno de universidade pode custar até 10 vezes mais que um de ensino médio.

Advertisement

Para aqueles que não tem condição, como os de cota, o governo poderia se espelhar em exemplos mundiais e ceder bolsa de 100%, fazendo uma prova como a de vestibular, mas também checando as condições sociais de quem está requisitando. Além de contrapartidas, como excelência acadêmica.

O mesmo entre as pesquisas, no lugar de provas para professores e pesquisadores, o estado poderia investir em pesquisas a partir de uma seleção e escolher aquelas que melhor atendam o interesse da população. Especialmente aquelas pesquisas que não são lucrativas e que afastam o mercado privado.

Claro, isso é apenas um sonho liberal, mas do jeito que está o pesadelo do ensino universitário público, quem sabe não está próximo de se realizar.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp É hora de privatizar a UERJ?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui