E mais uma Semana de confusão na Câmara dos Vereadores e sem votar nada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

SÓ SE FALA NELA!

Pizza na CPI das Olimpíadas

Esta semana não se votou nada e só se falou nela: a CPI das Olimpíadas!

Suspensa por uma manobra regimental da base do governo, as discussões vem se acalorando a cada dia que passa.

COMO FOI

Jimmy Pereira

Advertisement

Na sessão de terça, alguns vereadores levantaram questões acerca da instabilidade jurídica da CPI, dado que ela vem funcionando em cima de uma liminar da Justiça.

Além do mais, vereadores da oposição vem reclamando da proporcionalidade dentro da comissão: quatro do governo e apenas um da oposição.

No meio de um intenso debate, eis que surge o Vereador Jimmy Pereira (PRTB) e apresenta uma questão de ordem, pedindo a suspensão dos trabalhos da CPI, até que o Judiciário decida sobre os pedidos da Vereadora Teresa Bergher (PSDB) sobre os pedidos de maior igualdade entre as bancadas, não só na CPI das Olimpíadas, como na CPI dos Ônibus, que está suspensa desde 2013.

Questão apresentada, questão votada, questão aceita, por 25 votos a favor e 3 contra.

A MODA DO GOLPE

Jorge Felippe

A oposição, mais especificamente os vereadores do PSOL se recusaram a votar, alegando que isso era um golpe. Por isso, além de entrarem na Justiça pedindo a retomada dos trabalhos, a anulação da sessão de terça e a retirada do Vereador Jorge Felippe (PMDB) da Presidência da Câmara, irão obstruir todas as votações.

PANOS QUENTES

Eliomar Coleho

Antes de iniciar a sessão de quarta, o Presidente se reuniu com a bancada do PSOL (Paulo Pinheiro, Renato Cinco, Leonel Brizola Neto e Babá) para colocar panos quentes nessa história – ao menos na deposição dele da presidência da Casa, claro.

Estão combinando uma saída honrosa para o problema, tirando a bomba do colo de Felippe e transferindo para uma decisão soberana do Plenário, onde todos os vereadores poderão decidir.

REIMONT (SEMPRE ELE!) X PROF. UÓSTON

Vereador-Reimont

No meio de uma das discussões de quarta-feira, Reimont (PT) interrompia a fala do Vereador Prof. Uóston (PMDB), um dos principais defensores do governo Eduardo Paes, quando o governista se irritou e disse que o petista era mal-educado e, em outras palavras, falso.

Como a coluna já disse diversas vezes, Reimont não é lá muito bem quisto por seus pares…

MARX NA TRIBUNA

CINCO

Renato Cinco (PSOL), disse que iria obstruir todas as votações sempre que possível. Ameaça feita, ameaça cumprida.

Cinco pediu votação nominal em todos os requerimentos, inclusive de concessão de medalha Pedro Ernesto, algo que sempre passa batido pelos vereadores.

Além disso, se inscreveu para discutir todos os projetos da pauta. Resultado: discutiu o primeiro e depois a sessão caiu por falta de quórum.

Durante sua fala, leu um capítulo do livro “O Capital” de Karl Marx. E que iria terminar de ler o livro, se necessário fosse, até a CPI das Olimpíadas voltar a funcionar.

PROTESTOS SOB CHUVA

IMG_4058

Os agentes comunitários de saúde foram à escadaria da Câmara na noite de quarta-feira para reclamar do abandono da Prefeitura. Reclamaram das condições de trabalho e de salário.

Tudo isso sob forte chuva e escoltados pela Polícia Militar.

NO FINAL DAS CONTAS…

A semana passou e não foi votado absolutamente nada.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E mais uma Semana de confusão na Câmara dos Vereadores e sem votar nada
Após 40 anos de jornalismo cultural, decidi me focar no meu hobby: a política carioca. Aproveitando a aposentadoria, me dedico a escrever esta coluna semanal sobre os bastidores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O que os grandes jornais não mostram.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui