E se o vazamento de petróleo da BP fosse no Rio de Janeiro?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Mancha de Oleo no Rio de Janeiro Alguns cariocas já devem ter parado para pensar e se o vazamento de petróleo que está acontecendo nos EUA depois que uma das plataformas da British Petroleum afundou, acontecesse no Rio de Janeiro? E isso não é impossível, em 2001 a plataforma P-36 afundou em Campos.

 

Não dá nem para imaginar o desastre ecológico e econômico que um vazamento no mesmo nível do americano poderia representar para nosso estado. Se o acidente fosse no Campo de Tupi, o do pré-sal, por exemplo já teria atingido toda nossa cidade. Os 250 de quilômetros de distância dele para o litoral pode parecer muito para quem é contra os royalties mas é incrivelmente perto em um desastre natural.

Advertisement

 

Quando se fala apenas da mancha de óleo não temos idéia do tamanho, esse site ajuda, na imagem que ilustra este post mostra qual o tamanho dela se o epicentro fosse o Rio de Janeiro. Ou seja, imagine o desastre que seria para todo o estado, além do Espírito Santo, se um dia acontecer um desastre como esse? A mancha americana é simplesmente maior que nosso estado! Claro, o epicentro seria a centenas de quilômetros da costa, mas já teria chegado em nosso litoral, além de acabar com a atividade pesqueira.

 

Fica a pergunta: estaria nosso estado e a Petrobras preparados para algo assim?

 

O Alex Castro, que mora em Nova Orleans (Lousiana), conta em seu blog o que é viver na cidade hoje com o perigo da mancha de óleo. Sugiro a leitura e também que inclua o “Liberal, Libertário, Libertino” nos favoritos, um dos melhores e mais inteligentes blogs do Brasil, apesar de discordar quase que totalmente das opiniões do Alex.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E se o vazamento de petróleo da BP fosse no Rio de Janeiro?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui