E se os bairros do Rio de Janeiro fossem países?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Voo Panorâmico na Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

Está rolando pelo Facebook e grupos de WhatsApp da família um belo chiste que brinca e se os bairros do Rio fossem países. O detalhe é Bangu!

Catete => PORTUGAL
Na ponta da zona rica. Teve muitas glórias no passado e ainda conserva qualidade de vida e um jeito simpático e acolhedor.

Laranjeiras => HOLANDA
Favorita da galera miçangueira que curte umas ervas.

Botafogo => ALEMANHA
Além de ser o grande centro empresarial da região, um de seus pontos fortes são seus bares, em que se bebem rios de cerveja

Advertisement

Humaitá => Turquia
É apenas um caminho de um lado para o outro do mundo. Hoje perdeu seus atrativos por causa de tanta confusão.

Copacabana => ITÁLIA
Caótica, decadente, barulhenta, ninguém se entende e problemática, mas todo mundo continua querendo conhecer.

Leme => GRÉCIA
Copacabana em escala menor, com a praia melhorada.

Ipanema => ESPANHA
Gente bonita, clima de festa, topless na praia, beijo gay, tá tudo liberado!

Leblon => FRANÇA
Esbanja intelectualidade com suas livrarias e vangloria-se da gastronomia, porém não esconde o ar de superioridade.

Barra da Tijuca => ESTADOS UNIDOS
Dinheiro e poder. Idolatrada pelos novos ricos. Cafona, sem identidade, longe de tudo, carro é fundamental. Seu “Barra way of life” faz seus moradores crerem que vivem no melhor lugar do mundo. Mas o sonho de todos que moram lá e se mudar para a Zona Sul.

Jacarepaguá => CHINA
Super populoso e cheio de indústrias. Sonha em ser rico como os EUA (Barra), mas ainda tem os dois pés no terceiro mundo.

Recreio dos Bandeirantes => CANADÁ
É rico, porém ninguém se importa. Vive na órbita do vizinho gigante.

Tijuca => RÚSSIA
Perdeu a nobreza de outrora, mas ainda é uma potência.
Transição entre zona pobre e zona rica.

São Cristóvão => IRAQUE
Já foi terra de príncipes e princesas, hoje parece Bagdá bombardeada.

Méier => BRASIL
Querido por todos, mistura gente mais humilde com classe média. Sofre com a criminalidade, mas ostenta a alegria de ser o coração de sua região.

Cachambi => ARGENTINA
Gostaria de ser o Méier. Mas não é.

Manguinhos, Bonsucesso, Alemão => FAIXA DE GAZA, SÍRIA e AFEGANISTÃO
Dispensam explicações.

Madureira => ÍNDIA
Caótica, superlotada, gente feia por todo lado, vaca na rua, mas dona de um valor cultural inestimável.

Campo Grande => MÉXICO
Importante centro regional, é palco de guerras de poder entre tráfico de drogas e milícias. Um caos total onde todos querem tirar alguma vantagem.

Vila da Penha => ÁFRICA DO SUL
Orgulhosa de ser a “nobre” no meio de sua sofrida região.

Pavuna e adjacências => ÁFRICA SUBSARIANA
O resto do mundo quer mais é que se exploda.

*Obs: Bangu não foi citado pois inferno não é país.*

Foto: Voo Panorâmico na Cidade do Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Macieira | Riotur 


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp E se os bairros do Rio de Janeiro fossem países?
Advertisement

24 COMENTÁRIOS

  1. Faria algumas ressalvas de alguns bairros citados e acrescento outros fora dessa lista.
    Vale lembrar que nem todos os bairros cariocas se enquadram na brincadeira, por enquanto!
    Barra da Tijuca -> E.U.A.: litoral de ponta a ponta, os condomínios parecem miniaturas de cidades grandes do interior americano, estátua da Liberdade, Grandes Lagos, shoppings (malls), residências s/ muros.
    Bonsucesso-> Líbano: vocação comercial em um pequeno espaço e cercado por vizinhos bombásticos e conflitantes;
    Caju-> Panamá: estreito local de ligação ou passagem c/ vias elevadas e equipamentos de movimentações marítimas;
    Campinho -> Sri Lanka: a maioria dos moradores (habitantes) não admite que o bairro esteja influenciado por Madureira (Índia);
    Catete+Flamengo-> Bélgica: Catete equivale a capital, Bruxelas, e a província de Valônia, devido vocação de sede do poder central e pluralidade de pensamentos e conceitos dos moradores; enquanto, Flamengo equivale à região Flander em virtude ao dialeto local, flamengoooo…
    Complexo do Alemão+Maré+Maguinhos+Jacarezinho-> Afeganistão+Faixa de Gaza+Síria+Cisjordânia, respectivamente: conflitos armados constante, intervenção militar e despensa mais comentários;
    Cosme Velho -> Suíça: IDH elevado, mansões de alto padrão, comportamento neutro, mesmo que enxergue pelo alto sob o nariz, é indiferente sobre as mazelas e os desafios da cidade (mundo);
    Freguesia de Jacarepaguá -> China Taiwan: originária da Jacarepaguá “mãe” (R.P. da China), porém isola-se dela, e vive do privilégio do capitalismo pleno;
    Glória-> Portugal: pequena, simpática e modesta, entrada da Zona Sul (Europa Ocidental);
    Humaíta-> Áustria: extensão pelos fundos de Botafogo (Alemanha);
    Ilha do Governador -> Austrália: território insular de dimensões consideráveis, localizada em um dos extremos da cidade (mundo); as divisões internas da ilha são úteis e pertinentes aos habitantes, porque aos “estrangeiros” são inaplicáveis;
    Ilha de Paquetá-> Madagascar: ilha singela e moradores peculiares;
    Irajá -> Paquistão: disputa a atenção, comporta-se como mais importante e influente a região em relação à vizinha Madureira (Índia), a qual há pontos em comuns sociais e históricos;
    Joá-> Bahamas: paraíso isolado de belas praias ao lado da Barra (E.U.A.);
    Rio Comprido-> Turquia: local estratégico “esquina do mundo” p/ ligar as regiões (continentes) e transitável de um lado a outro da cidade (mundo);
    Urca-> Dinamarca: extensão peninsular “Jutlândia” de Botafogo (Alemanha);
    Vila Militar-> Israel: vocação militar, maior concentração das forças armadas em território pequeno, vocação militar e disciplinar;
    Centro+Gamboa+Saúde+Lapa-> Reino Unido: local em que pessoas de diversas “tribos” e bairros (países) se encontram seja, permanente ou temporária; cosmopolita e provinciana; liberal e conservadora; antiga e contemporânea; continua como um dos principais pólos culturais, políticos e econômicos da cidade (mundo), palco de manifestações filosóficas, transporte urbano eficiente, roda gigante como recente cartão-postal, museus, poder legislativo expressivo. Historicamente, o primeiro cemitério inglês do Brasil fora no centro do Rio.

  2. Lagoa -> Mônaco: nobre e encravado em pequeno espaço territorial c/ alta concentração de veículos e pessoas.
    Vaz Lobo -> Caximiria: igual a província indiana, pertence pela administração de Madureira (Índia), mas a maioria dos moradores se identificam e influenciados por Irajá (Paquistão).

  3. Conheço praticamente todos os Bairros do Rio e hoje na prática as regiões que são cercadas pela milícia com certeza são mais seguras.

    Principalmente: Barra, Recreio e outros bairros da Zona Oeste. Se a Cidade de Deus não fosse controlada por facçao criminosa, Barra e Recreio seriam os bairros mais seguros do Rio.

    Zona Norte (Méier, Tijuca e arredores) é quase impossível não ser assaltado, cercado de comunidade e que fazem assaltos diários.

    Zona Sul tem lugares bons para ir porém também é perigoso e se dar mole pode ser furtado o assaltado a qualquer momento em algumas ruas transversais.

    Ilha do Governador. Muito mais segura quando tinha Fernandinho Guarabu, apesar de ser traficante, muitos moradores (Classe Média alta – Jardim Guanabara) gostavam porque ele não aceitava assaltos na região.

    Baixada Fluminense – De Japeri a São João de Meriti, todas perigosíssimas em especial Belford Roxo, porém algumas cidades (Nova Iguaçu) tomados pela milícia tem poucos assaltos.

    Obs: Não sou a favor da milícia, sou a favor da Segurança, porém com vivência na prática o nosso Estado não é capaz de nos proporcionar, com isso as áreas que não são dominadas por facçao criminosas, tem menos casos de assaltos e periculosidade.

  4. Quem escreveu sobre a Barra é um fracassado de Copacabana, que não tem carro, tem como vizinho de porta um travesti, e arrota depois do almoço, dizendo que está satisfeito em morar na zona sul.

  5. Não considero o meu querido bairro cafona, muito pelo contrário, é um dos mais originais da zona oeste. Realmente preferia morar na zona sul, mas é um dos melhores bairros da cidade.

  6. Vcs falam de campo grande sem conhecer, isso é uma inverdade essa guerra acabou faz tempo e a milícia trouxe paz que o governo deveria dar … Aqui ando avontade sem ter medo de vagabundagem certamente um dos lugares mais seguros hj do rio de janeiro… Sem contar que campo grande e o segundo bairro com maior arrecadação… Melhora isso aí

  7. Sacanagem com a barra. Todos falam mal dela ela mas adoram ir pra Miami…. E é ainda um dos locais mais seguros do Rio… O medo dos moradores da zs (como eu sou) é perder a majestade pra barra. Porisso não param de zoar ela. Rs (eu tb faço isso às vezes…).

  8. Bom dia, Paulo.

    Isso aí é só uma brincadeira que nem foi feita por ninguém daqui. É uma mensagem que corre pelo WhatsApp e já tem um certo tempo. Segundo ela própria eu fui criado no inferno…rs

    Eu venho falando que acho que a China combina mais com Campo Grande do que com Jacarepaguá, já que é Big Field o bairro mais populoso da cidade. E lá o tráfico é fraco, ao contrário de Jpa, que tem a Cidade de Deus e várias comunidades tomadas por milícias também. Eu inverteria China e México. Mesmo assim, achei criativo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui