Eclipse lunar ocorrerá neste domingo e poderá ser visto no Rio

Lua pode aparentar estar 7% maior e ter uma coloração vermelha; fenômeno pode durar até 3h30

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
"Lua de Sangue" (Foto: Reprodução Internet)

Moradores e turistas que estiverem no Rio de Janeiro neste domingo (15/05) terão a oportunidade de contemplar o primeiro eclipse lunar total com uma “Lua de Sangue”, do ano.

O eclipse deste domingo poderá ser observado não apenas no Rio, mas também no Brasil, em toda a América do Sul Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.

O eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Com isso, a Terra cobre totalmente o disco da Lua e isso causa o fenômeno. O satélite natural terrestre então fica com uma cor avermelhada, que foi batizada de “Lua de Sangue”..

No domingo (15/05), a partir das 23h28, a Lua começará a passar pela sombra da Terra, terminando às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos do Observatório Nacional, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54.

Eclipse total da Lua poderá ser visto do Planetário do Rio

Planetário do Rio ou Planeta.RIO, na Gávea, na Zona Sul do Rio, abrirá as suas portas para a observação do eclipse total da Lua.

Com acesso pela Avenida Padre Leonel Franca 240, na Gávea, o anfiteatro estará aberto a partir das 21h. O evento é gratuito e com número limitado de visitantes, portanto, é bom chegar cedo.

Haverá a possibilidade de fazer uso dos telescópios para observação da Lua. Além disso, o eclipse será projetado em um telão, para melhor visualização do público presente.

Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação ficará comprometida. Então, a realização do evento está sujeita às condições meteorológicas.

Para quem não puder ir presencialmente, o Planetário fará uma transmissão ao vivo em seu canal no Youtube, e os espectadores poderão tirar suas dúvidas em tempo real.

Este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproxima os jovens da ciência“, afirma o presidente da Fundação, Gledson Vinícius.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui